Dê aos cristãos

a oportunidade de voltar para casa

12-1-2018

Síria: Tropas governamentais reconquistam cidades na província de Idlib

As tropas sírias recuperaram esta semana quatro cidades que estavam ainda sob o controlo de grupos jihadistas na província de Idlib, no noroeste do país.

Segundo dados revelados pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos, as localidades que voltaram às mãos do governo Sírio são Sham al Haua, Al Zurur, Nayha e Um al Jalajil. Estas quatro localidades são consideradas estratégicas pelas forças governamentais pois permitem a reconquista de toda a província.

As agências de notícias dão conta de que, com a reconquista destes quatro localidades, as forças governamentais fiéis a Bashar al-Assad recuperaram  já “o controle de 65 povoados e cidades” na província de Idlib “desde o início da campanha” para a libertação da região, em 22 de Outubro.

No entanto, segundo refere o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que tem sede em Londres, “quase toda a província de Idlib está” ainda “sob o controle de facções islâmicas”.

A reconquista territorial que está em curso tem provocado inúmeras baixas entre a população civil.

Ontem, o alto comissário de direitos humanos, das Nações Unidas, Zeid Al Hussein, denunciou que bombardeamentos em diversas regiões, nomeadamente em Ghouta Oriental e em , têm provocado dezenas de mortos e feridos e condenou ainda as operações em curso por não distinguirem alvos civis dos alvos militares.

Segundo este responsável, cerca de 2 milhões de pessoas em Idlib “estão numa situação preocupante” e “dezenas de milhares de moradores foram obrigados a fugir do fogo cruzado”.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Síria

Faça parte desta corrente de oração: Um milhão de crianças rezam o terço

18-09-2018