Dê aos cristãos

a oportunidade de voltar para casa

7-5-2018

ZÂMBIA: Intenções de Missa para cinco padres que ensinam no pré-seminário nacional em Lusaka

O Centro de Espiritualidade Emmaus em Lusaka é um centro de formação onde todos os jovens do país que sentem o chamamento para o sacerdócio passam primeiro por um “ano espiritual”. Esta é uma fase preliminar que antecede o próprio seminário. Tecnicamente conhecida como ano propedêutico, nesse ano são lançadas as bases espirituais para o seu percurso como seminaristas e onde estes jovens (homens), após terem completado os seus estudos escolares avançados (Nível A), estão aptos a crescer na vida espiritual, e a desenvolver e amadurecer também a nível humano. Em média, há cerca de 45 jovens que embarcam nesta primeira fase da sua formação sacerdotal.

“Como sabemos que a Igreja necessita de testemunhas verdadeiras do Evangelho, que no futuro sejam padres formados em profundidade, com boa motivação e disciplina, o seminário tem de cumprir as suas obrigações diárias”, diz o Pe. Justin Mulenga, encarregue da responsabilidade dos seminários pela Conferência Episcopal da Zâmbia. Consequentemente, os cinco padres responsáveis pela formação e acompanhamento espiritual dos seminaristas no centro precisam de concentrar todas as suas forças nesta missão e de estar disponíveis a tempo inteiro para este trabalho. O que isto também significa, porém, é que não têm qualquer outra oportunidade de ter rendimentos para a sua subsistência, por exemplo trabalhando numa paróquia. Assim, ficam muito dependentes dos nossos estipêndios da Missa.

Decidimos enviar-lhes 5.300 € em estipêndios de Missa.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Zâmbia

ÍNDIA | Documentário AIS na RTP