ÍNDIA

9-5-2018

PROJECTO FOLHA DE ORAÇÃO MENSAL | MAIO

COLÔMBIA: Um salão-capela para levar Jesus aos indígenas de Zenú

As Irmãs Missionárias da Madre Laura chegaram à comunidade de Carretal na reserva indígena de Zenú, no Município de Tuchín, Departamento de Córdoba situado no nordeste da Colômbia, no início de 2014. Apesar da dificuldade de acesso à reserva, as irmãs não desistiram de ir ao encontro dos mais necessitados.

A missão das irmãs é anunciar e dar testemunho da salvação de Jesus junto dos indígenas. Elas realizam a missão em comunhão com o povo de Deus, em atitude itinerante, a partir da inserção nas culturas, respeitando a sua identidade, iluminando-as e purificando-as com a Palavra de Deus, promovendo os ministros leigos, acompanhando as actividades que representam os seus legítimos desejos, para o crescimento das igrejas locais autóctones, que enriquecem a Igreja universal. Quando trabalham com comunidades não cristãs, as irmãs respeitam as suas crenças religiosas e procuram compartilhar a experiência interior respeitando as diferenças, valorizando-as e aprendendo com elas.

A Madre Superiora, Irmã Carmen Uribe Pabón, escreveu-nos:
“Antes de construirmos a casa, realizámos um estudo das necessidades sociais e espirituais da comunidade com os indígenas da comunidade de Carretal. Eles pediram que os acompanhássemos e visitámo-los para conhecermos as suas necessidades e preocupações.

Em Maio de 2014 inaugurámos a casa missionária, construída com a ajuda da congregação e do povo.

Uma vez estabelecidas, sentimos a grande necessidade de Deus que as pessoas tinham, o desejo de conhecê-l’O e de aprofundar os conhecimentos sobre Jesus e as primeiras comunidades cristãs. Nessa povoação há três Igrejas Cristãs que os levavam a uma dispersão de credos, pastores e a uma indefinição da Igreja a que pertenciam, já que não existia a Igreja Católica.

Com mais de três anos de permanência na comunidade e com o acompanhamento a oito comunidades, entrámos nas famílias, escolas e sua organização. Iniciámos as catequeses dos sacramentos, tendo em vista a sua essência religiosa ancestral e cultural. Criámos a escola de pais, para que recebam formação cristã. Na escola orientámos os professores na preparação das aulas de religião. Criámos um grupo de Infância Missionária e de adolescentes. Foram criados grupos de animadores da fé que celebram a Palavra de Deus nas comunidades. Com o apoio da Acção Social, animámos as hortas familiares e comunitárias, pois as comunidades têm poucos rendimentos.

A nossa experiência missionária nesta comunidade tem sido positiva para a maioria da população. Mantemos laços de amizade com os membros das variadas seitas, acompanhando os seus momentos de dor e dificuldades, acolhendo-os na nossa casa, com acções ecuménicas, testemunhando a unidade na diversidade.

Este projecto será muito importante no novo caminho de paz e reconciliação para os Zenú.”

As actividades de evangelização são desenvolvidas na varanda da casa das irmãs, mas elas precisam de um espaço digno para continuar a missão com os indígenas.

A AIS decidiu ajudá-las com 20.000 € para a construção de um salão-capela. Podemos contar com a sua ajuda para levar Jesus ao coração destes indígenas?

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Colômbia

Corrente de Oração Mensal de MAIO | 26 e 27 de Maio