Síria

Saiba mais »

4-6-2018

PROJECTO FOLHA DE ORAÇÃO MENSAL | JUNHO

JORDÂNIA: Educação cristã para os alunos das escolas públicas em Al-Fuheis

No dia 22 de Outubro de 2017, a Fundação AIS recebeu um pedido de ajuda do Pe. Imad Twal, pároco da igreja católica romana do Imaculado Coração de Maria, em Al-Fuheis, na Jordânia, em favor das crianças da sua paróquia.

Para ele: “o trabalho apostólico em favor da população é uma das principais missões do Patriarcado Latino de Jerusalém. Oferecemos várias oportunidades para o crescimento pessoal, social e espiritual, como também nos ocupamos da formação e desenvolvimento das famílias, e das comunidades locais. Durante este tempo de muitos desafios na região, encorajamos os fiéis a participar activamente na vida da Igreja e na sociedade, a fim de preservar os valores e as tradições cristãs e, assim, ajudar a fortalecer a família.”

O Pe. Imad partilha connosco as suas reflexões e preocupações em relação à educação cristã das suas crianças: “A educação católica não é só educação cristã, é a educação de crianças e jovens para os valores humanos em todas as suas formas. A educação cristã tem sempre sido a pedra angular da evolução académica e espiritual em Cristo e no aprofundamento da fé. Percebemos que os jovens vivem numa sociedade onde a política e a religião estão a mudar. A religião é a pedra angular da educação e a espiritualidade é a garantia de uma educação sólida. Começamos com a pergunta: Onde estão os nossos jovens hoje, a partir da visão da educação cristã?

Temos a consciência de que as nossas escolas fazem parte de uma sociedade multicultural que precisa de educar os jovens. Por isso, vemos a necessidade de servir toda a comunidade a partir de diferentes pontos de vistas, com diferentes religiões. As escolas cristãs ensinam o Islamismo aos Mulçumanos. Já nas escolas públicas, a educação cristã está ausente.”

A partir desse motivo, com o desejo de ir ao encontro das necessidades das suas crianças, o Pe. Imad decidiu promover a educação religiosa para os alunos das escolas públicas de Al-Fuheis. Serão 50 os alunos que beneficiarão das aulas em cada ano, que terão lugar aos sábados das 15h30 às 18h30.

O projecto custará 3.500 € e inclui: transportes, viagens e retiros para os voluntários, aluguer do espaço onde serão realizados os encontros e diversos materiais como papel, lápis e livros.

O Papa Francisco, no Encontro Mundial das Famílias, em 2015, em Filadélfia, disse: “As crianças e os jovens são o futuro, são a força, aqueles que levam as coisas para frente. São aqueles em quem colocamos a esperança.”

Vamos ajudar o Pe. Imad Twal a responder ao apelo do Santo Padre, para que as crianças de Al-Fuheis, na Jordânia, sejam o futuro de esperança na Igreja e no mundo?

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Jordânia

Concerto de Reis LISBOA