Síria

Renascer dos escombros...

Saiba mais »

11-7-2018

Nicarágua: Igreja mantém diálogo mesmo após agressões a bispos na passada segunda-feira

A Igreja da Nicarágua vai continuar a mediação que estava a promover, no sentido de o país sair da crise política em que se encontra, apesar das agressões na passada segunda-feira a dois bispos e ao representante do Vaticano.

Inicialmente, a Conferência Episcopal tinha suspendido essa mediação após os actos violentos que ocorreram na Basílica de San Sebastián, na cidade de Diriamba, e que causaram consternação no país.

Na segunda-feira, um grupo de paramilitares irrompeu nesse templo, onde se encontravam D. Leopoldo José Brenes, arcebispo de Manágua; D. Silvio José Báez, bispo auxiliar; e o núncio apostólico D. Waldemar Somertag, agredindo violentamente os prelados e ainda alguns jornalistas.

Os bispos procuravam libertar um grupo de missionários franciscanos e de doentes que se encontram sitiados no templo.

O Cardeal Brenes referiu-se ao grave incidente como um momento “muito triste”, enquanto a Conferência Episcopal da Nicarágua explicava, num comunicado, que “a delegação cumpria a missão de Jesus Cristo, estar ao lado do povo sofredor, uma visita pastoral aos sacerdotes e fiéis da região de Carazo, vítimas de polícias, paramilitares e turbas que provocaram a morte e a dor”.

Partidários de Ortega também invadiram uma igreja de Jinotepe, onde causaram danos e insultaram padres.

Desde que começaram em Abril os protestos contra o governo de Daniel Ortega que é acusado de abuso de poder e de corrupção.Ortega está no poder desde 2007, após um primeiro mandato de 1979 a 1990.

A Igreja católica tenta estabelecer pontes de diálogo entre governo e oposição, procurando, como medida para se superar a crise profunda em que se encontra a Nicarágua, a antecipação das eleições de 2021 para Março do próximo ano.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Nicarágua