Síria

Renascer dos escombros...

Saiba mais »

12-7-2018

Índia: Cresce o número de casos de violência contra os cristãos, denuncia ONG

Todos os meses, desde o início do corrente ano, têm-se registado na Índia "cerca de vinte episódios de violência contra cristãos”. A denúncia é de uma Organização Não-Governamental (ONG), a Alliance Defending Freedom, que monitorizou os incidentes ocorridos neste país baseados no preconceito religioso.

Assim, segundo esta ONG, está em crescendo uma “tendência perigosa de ameaças e intimidações” ou de “agressões” em encontros de oração. Entre os Estados indianos onde esta tendência parece mais activa, estão Delhi, Goa, Pondicherry e Rajasthan.

De acordo  com Tehmina Arora, pesquisadora e advogada cristã, citada pelo Vatican News, “a violência ocorreu em oito Estados governados pelas chamadas ‘forças leigas’, enquanto outros 14 Estados são governados por nacionalistas hindus do Partido Bharatiya Janata”, no poder.

Esta situação é inquietante mas representa algo de incontornável na sociedade indiana. Nos últimos 4 anos foram relatados mais de 750 episódios de violência contra os cristãos através de uma linha de apoio telefónica implementada pelo United Christian Forum.

Estes sinais de crescente violência e intimidação que estão a afectar a comunidade cristã ganham relevo agora que se está a aproximar o décimo aniversário dos ferozes ataques em Orissa, presentes ainda na memória de todos.

Aliás, recentemente, a Conferência Episcopal Indiana pediu mesmo o apoio do Estado para se “enfrentar as questões ainda pendentes que afectam os cristãos de Orissa” e que estão ainda por resolver.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: India