Síria

Saiba mais »

9-8-2018

Etiópia: Patriarca Matthias denuncia episódios de violência

Sete igrejas incendiadas e um número desconhecido de sacerdotes assassinados. O conflito entre grupos étnicos foi desencadeado pela presença de forças federais etíopes na cidade de Jijiga.

Episódios de violência e ataques na região Somali, no leste da Etiópia, provocaram cerca de 30 mortos - fontes locais falam de pelo menos seis padres e vários fiéis entre as vítimas - o que levou à fuga de inúmeras pessoas no último fim de semana.

O Patriarca Matthias I e o Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Tewahedo da Etiópia decidiram convocar 16 dias de jejum e oração antes da solenidade litúrgica da Dormição de Santa Maria, para invocar o dom da paz e da reconciliação em Jijiga e na região Somali.

Os confrontos começaram no final da semana passada, quando os homens armados da milícia Liyu, da etnia somali e sob as ordens do governador da região, Abdi Illey, tentaram interromper uma reunião do parlamento regional com representantes do Governo. Os incidentes de violência provocaram a intervenção do exército etíope, que mobilizou as suas tropas e cercou a sede institucional, incluindo a construção do parlamento regional e o palácio presidencial do mesmo Abdi Illey.

A intervenção musculada foi seguida de ataques contra minorias étnicas, fomentados por membros da milícia Liyu. A espiral de violência também acentuou os contrastes entre a administração regional e o Governo de Adis Abeba, levando também à renúncia do governador regional que entretanto  foi detido.

Segundo país mais populoso de África, a Etiópia é formada por nove regiões administrativas organizadas segundo o modelo do federalismo étnico que garante uma ampla autonomia para cada região, mas que gera frequentes problemas entre as diferentes comunidades, reavivando sentimentos de pertença étnica e antigas disputas territoriais não resolvidas.

De acordo com fontes oficiais da Igreja Ortodoxa Tewahedo - mais de 20.000 etíopes deslocados são apoiados e assistidos pelas paróquias ortodoxas de Jijiga.

Fundação AIS/ACN com agências

OBSERVATÓRIO: Etiópia