14-8-2018

Irlanda: A Fundação pontifícia AIS presente no Encontro Mundial das Famílias em Dublin

De 21 a 26 de Agosto milhares de pessoas têm encontro marcado na Irlanda para participar no Encontro Mundial das Famílias promovido pelo Dicastério da Santa Sé para os Leigos, a Família e a Vida.

No evento, onde está incluído um congresso de três dias com um programa variado para jovens e adultos, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS/ACN na designação internacional) irá participar com a organização de dois encontros onde serão apresentadas as experiências, os desafios e as esperanças das famílias que vivem em países tão diferentes como a Rússia, Quénia e Congo (Quarta-feira, 22 de Agosto, Hall 3, 19:00  e Quinta-feira, 23 Agosto, Hall 8B, 19:00).

Michael Kinsella, director nacional da AIS/ACN Irlanda, participará no painel "A família como agente de paz num mudo atribulado" (Sexta-feira, 24 de Agosto,  Hall 2, 11.30).

Durante à tarde do mesmo dia o Padre Michael Shields, missionário de Alaska, dará o seu testemunho sobre o seu trabalho de mais de 20 anos na Rússia. O Pe. Shields é o único sacerdote católico na região oriental da Sibéria e colabora, há muitos anos, com a Fundação AIS/ACN.

O evento com o tema "O Evangelho da família, alegria para o mundo" é promovido pelo Dicastério da Santa Sé para os Leigos, a Família e a Vida. O encontro culminará com um Festival para as Famílias em Croke Park (25 Agosto ) e a Missa de encerramento em Phoenix Park (26 Agosto) com a presença do Papa Francisco.

Durante o evento a Fundação AIS/ACN estará presente no Hall 8D onde apresentará varias actividades e onde será possível visitar a exposição “…and you shall be My witnesses”  (“… sereis  minhas testemunhas”), uma mostra do sofrimento de muitas famílias no Médio Oriente, sobretudo no Iraque e na Síria.

Como já é habitual neste tipo de eventos internacionais de grande importância para a vida espiritual dos seus participantes, a Fundação AIS apoia vários projectos que permitem a participação no encontro de Dublin de famílias provenientes de regiões carenciadas de África, Ásia e América Latina. Entre elas está um grupo de famílias sírias acompanhadas pelo Arcebispo maronita de Damasco, D. Samir Nassar.

“Obrigado pelo vosso apoio à delegação Síria para podermos levar as aspirações e as intenções das famílias Sírias esquecidas e feridas a este grande encontro de paz e esperança", afirma o Arcebispo Samir Nassar, em representação da Comissão Episcopal para a Família na Síria.

Talvez um dos mais importantes contributos da Fundação AIS para o Encontro das Famílias seja o apoio ao lançamento internacional do YouCat for Kids, o ‘irmão mais pequeno do Catecismo para jovens YouCat’, que será entregue às famílias presentes na Irlanda como oferta do Santo Padre.

YouCat for Kids

159 preguntas e respostas essenciais para a fé foram adaptadas à imaginação das crianças. O Papa Francisco contribuiu para este livro com um prólogo dirigido aos pais, onde os interpela dizendo: "Confio-te este YouCat for Kids. Não te canses de questionar e partilhar a tua fé. Não fiques calado quando o teu filho te pressionar com perguntas. Sê uma corrente viva que, de geração em geração, torne presente o Evangelho nas nossas famílias, nas nossas comunidades e na Igreja".

Apoiar projectos pastorais da família constitui um dos pilares da Fundação pontifícia AIS/ACN. Em 2017 a organização dedicou mais de 11 milhões de euros para apoiar 260 projectos em 70 países. Cerca de 10 milhões de euros foram distribuídos directamente para ajuda de emergência e humanitária das famílias cristãs de Síria e do Iraque.

Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Irlanda