Síria

Renascer dos escombros...

Saiba mais »

16-11-2018

REPÚBLICA DO CONGO: Ajuda para a formação de 83 seminaristas na capital, Brazzaville

Em termos de estatísticas para a Igreja Católica, a África detém uma espécie de recorde – com um em cada nove sacerdotes, um em cada quatro seminaristas e um em cada seis católicos leigos do mundo provenientes deste continente! Muitos dos seminários estão completamente cheios, e contrastando com outras partes do mundo, o número de sacerdotes está de facto a aumentar ano após ano.

Contudo, na República do Congo - também conhecida como Congo Brazzaville – é só agora que a fé católica está a experimentar um renascer algo lento, dado o facto de que entre 1969 e 1991 o país esteve sob um regime doutrinário comunista e a Igreja sofreu repressões e represálias muito difundidas. Hoje, cerca de um terço dos 5 milhões de habitantes são católicos.

Mas, apesar de décadas de opressão – e apesar do facto de os padres do país terem muitas vezes de viver e trabalhar em condições de extrema pobreza e em muitos casos darem assistência em vastos territórios - as vocações, mesmo assim, são abundantes. No único seminário maior do país, localizado na capital, Brazzaville, presentemente 83 jovens estão a ser formados para o sacerdócio. No ano passado foram ordenados 6 novos padres e 11 seminaristas foram ordenados para o diaconato, estando os próprios ansiosamente à espera de serem ordenados padres.

De modo a assegurar que estes futuros sacerdotes recebam uma formação sã e sólida, a Fundação AIS está mais uma vez a apoiar o seminário de Brazzaville, tal como tem feito nos anos anteriores.

Desta vez propomos dar-lhes 15.000 € para que estes 83 jovens possam continuar serenamente o seu caminho para o sacerdócio.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Congo Brazzaville

Concerto de Reis LISBOA