Síria

2-11-2018

PROJECTO FOLHA DE ORAÇÃO MENSAL | NOVEMBRO

MOLDÁVIA: Um lugar de culto para estar com Deus

O Pe. Mihai Balan escreveu-nos pedindo ajuda para melhorar as condições da catedral de Chisinau, capital da Moldávia, onde se situa a Paróquia da Divina Providência. E conta, com alegria, como a paróquia está viva:

“A Paróquia Católica Romana da Divina Providência, em Chisinau, é a mais antiga da diocese. O edifício foi construído em 1841. Com o estabelecimento do poder soviético, em 1944, todos os bens paroquiais foram nacionalizados e a igreja foi apreendida. Em 1989, a igreja voltou a pertencer à comunidade católica.

Actualmente, a paróquia tem cerca de 600 paroquianos de diferentes nacionalidades e línguas. As actividades pastorais têm como objectivo ajudar todos o paroquianos, desde as crianças em idade pré-escolar aos idosos, inclusive os que sofrem por estarem acamados.

Todos os domingos tem lugar a catequese para as crianças. Irmãs e leigos do movimento Acção Católica, assumem a responsabilidade de acompanharem as crianças a descobrir a fé. Através dessa actividade, pais que não eram praticantes começam a encontrar um lugar na Igreja.

Existem na paróquia diversos grupos de oração e movimentos. Ttal diversidade permite que as pessoas encontrem uma via para aprofundar a fé e enriquecer a vida da comunidade.

Para os que se sentem mais chamados as actividades espirituais, existem grupos de oração, como os Filhos de Maria, a Legião de Maria, o Rosário Vivo, grupos carismáticos de oração, como o Renovamento e Fortes no Espírito, grupos de aprofundamento da fé, como os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loiola, entre outros. Para as famílias existe o Movimento de Encontros de Famílias. Temos também dois coros que animam as celebrações litúrgicas.

Nenhuma actividade pastoral seria possível sem a vossa ajuda. É com enorme gratidão que vos acompanhamos com a nossa oração.”

A AIS prometeu ajudar o Pe. Mihai Balan e os seus paroquianos com 30.000 €.

Vamos ajudar os nossos irmãos em Chisinau, na Moldávia, a ter um lugar digno onde possam praticar a fé?

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Moldávia

Lançamento do Relatório Liberdade Religiosa no Mundo 2018