Síria

Renascer dos escombros...

Saiba mais »

1-11-2018

SÍRIA As crianças precisam de voltar a sorrir

SÍRIA: As Crianças precisam de voltar a sorrir

Actualmente, mais de 5 milhões de crianças e adolescentes, desde o pré-escolar até ao secundário, precisam urgentemente de apoio especializado para ultrapassar o trauma da guerra.

Cerca de 3 milhões de crianças nasceram durante a guerra. Uma geração sem ensino, sem educação é uma geração perdida. Por isso, o apoio às crianças e jovens que foram afastados do ensino e que só conheceram nestes anos a realidade dura da guerra é uma prioridade para a Fundação AIS.

UM FUTURO MELHOR

A Fundação AIS está empenhada em apoiar todas as crianças e jovens sírios, não esquecendo os que estão numa situação de maior fragilidade e de total dependência.

Para 90 jovens com profundas dificuldades de aprendizagem, a ajuda dos benfeitores da AIS é essencial. Obrigado!

Por exemplo, para 90 jovens com profundas dificuldades de aprendizagem, o Centro Semente de Mostarda, em Homs, criado pelas Irmãs do Sagrado Coração, oferece uma esperança de vida num mundo despedaçado. Este centro foi o único do género a permanecer aberto durante todo o recente conflito que devastou grande parte da cidade.

Durante esse tempo, o centro foi forçado a mudar de espaço duas vezes para escapar à violência. Quando finalmente regressaram às suas instalações iniciais, descobriram que os extremistas recém-saídos da Frente Al Nusra o haviam transformado num centro de comando. No auge do conflito, os jihadistas arrancaram as lajes do pátio e deixaram um rasto de destruição. Agora, com a ajuda da Fundação AIS, o Centro está a ser restaurado, e as crianças e os jovens, com idades entre os 4 e os 30 anos, estão de volta!

AJUDA À EDUCAÇÃO:

√ Centenas de crianças de mais de 300 famílias carenciadas e muitas crianças órfãs e doentes em Damasco
√ 1.215 estudantes até ao secundário
√ 405 estudantes universitários em Homs
√ 105 estudantes universitários em Damasco

COM 250€ É POSSÍVEL PAGAR UM ANO ESCOLAR A UMA CRIANÇA

OS CRISTÃOS DA SÍRIA CONTAM CONSIGO!

Donativo »

Uma mensagem dos refugiados para si...

“Os pais destes jovens apreciam muito o que fazemos por eles. Costumam dizer que não sabem como conseguiriam sem nós, especialmente porque o nosso é o único serviço desse tipo que é gratuito. Estes jovens e as suas famílias agradecem profundamente aos benfeitores da Fundação AIS!” Rafif Elias, Coordenador educacional

A guerra sangrenta na Síria ceifou mais de 400.000 vidas inocentes! Quem podia fugir, fugiu. Mais de metade dos Sírios são refugiados ou deslocados no próprio país. Quem ficou, vive no meio de destroços e passa fome. A presença dos sacerdotes e religiosas que ficaram com o seu povo no meio das ruínas e do sofrimento, anima os Cristãos que ficaram. Mais do que nunca, a Igreja representa a esperança do povo Sírio.

Já no oitavo ano de crise na Síria, o nível de gravidade e a complexidade das necessidades por todo país continuam  a ser esmagadores. Os civis continuam a ter de suportar um conflito marcado pelo sofrimento, destruição e desprezo pela vida humana inigualáveis.

É a pensar nestas comunidades cristãs mais afectadas pela guerra, que a Fundação AIS lança esta enorme campanha de solidariedade de 32 novos projectos, no valor de 1,8 milhões de euros. Sobe assim, para 121 projectos que tem como objectivo principal a ajuda de emergência, com uma atenção muito focada nas crianças e jovens, assim como em projectos de construção e reconstrução de igrejas, casas e estruturas que possibilitem a normalização da vida comunitária.

HISTÓRIAS RELACIONADAS:

SÍRIA: Um futuro melhor para as crianças » SÍRIA: De Mãos Vazias SÍRIA: Jesus é a Minha Rocha »

> Descarregue o Relatório Especial Síria e saiba mais

Veja aqui o Relatório Especial Síria »

OBSERVATÓRIO:

Concerto de Reis LISBOA