Síria

Saiba mais »

1-1-2019

PROJECTO FOLHA DE ORAÇÃO MENSAL | JANEIRO

EGIPTO: Ajuda para a compra da casa paroquial da nova Paróquia de Sta. Virgem Maria e de S. João Paulo II

O Bispo copta-católico  Kyrillos William Samaan escreveu à AIS partilhando a realidade da sua diocese em Ezzieh, no Egipto:

“Ezzieh é uma grande aldeia de 50.000 habitantes, situada a 15 km a noroeste da cidade de Assiut. A aldeia está situada na margem ocidental do rio Nilo, alarga-se em direcção ao deserto e o número de habitantes multiplica-se rapidamente. Vinte e cinco anos atrás, no início do meu serviço episcopal, existiam apenas 15.000 habitantes e éramos 2.500 católicos. Agora somos 12.000.

Havia apenas uma igreja paroquial (a Igreja de S. Jorge), situada no extremo sudeste da aldeia, que naquela época era o centro da aldeia. Tínhamos apenas um padre, que faleceu há cinco anos. Esse padre comprou o terreno e iniciou o trabalho de construção de uma nova igreja, a Igreja de Sta. Virgem Maria. Para o substitur nomeámos, a 20 de Janeiro de 2016,  um pastor (Basilios Zarif) e um vigário (Pe. Raphael Amgad), dois jovens sacerdotes, que entusiasticamente e com muito zelo dão assistência à paróquia mãe.

Devido ao grande número de fiéis e às distâncias, decidimos que a construção de uma terceira paróquia, a Igreja de S. João Paulo II, seria adequada e necessária nesta aldeia. A terceira igreja foi construída acima da segunda igreja. Presentemente, o Pe. Bishoi Yassa, natural da aldeia que serviu a nossa comunidade em Toronto (Canadá), regressou após 12 anos de serviço à diáspora e foi nomeado primeiro pároco da nova paróquia, está alojado temporariamente na casa da sua família. Escolhi um vigário jovem muito dinâmico, o Pe. Ighnatios Habib, para o auxiliar, e encontrámos um apartamento para alugar financiado pela paróquia.

Actualmente, surgiu uma oportunidade que caiu do Céu: ao lado da nova igreja, a oeste, encontrámos uma casa construída, numa área de 240 m². O piso térreo é composto por uma grande sala de estar, com um pátio justaposto ao da nova igreja - de acordo com os costumes dos habitantes da aldeia -, e no primeiro andar dois apartamentos de 60 m² cada. Isso seria ideal para a casa paroquial da nova paróquia.

O preço solicitado pelos proprietários é de 600.000 Libras Egípcias. Os fiéis da paróquia devem dar uma participação local, mas dado que eles contribuem também para os acabamentos e o equipamento da igreja, pedi-lhes uma quantia simbólica.

Assim, para o resto, 450.000 Libras Egípcias, que seria equivalente a 62.000 €, contarei com a generosidade dos nossos irmãos e irmãs, os benfeitores da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, confiando-lhes este projecto.

Em nome dos fiéis, do pároco, Pe. Bishoi Yassa, do vigário, Pe. Ighnatios Habib, e em meu nome pessoal, gostaria de lhes agradecer antecipadamente e assegurar-lhes as nossas orações.” D. Kyrillos William Samaan.

A AIS gostaria de ajudar a Diocese de Ezzieh com 62.000 €. Contamos com a sua generosidade e oração.

Vamos ajudar o Bispo Kyrillos William Samaan a cuidar dos seus padres, com o exemplo do bom Pastor, para que eles, por sua vez, cuidem das suas ovelhas?

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Egipto

Apresentação do Relatório Liberdade Religiosa no Mundo 2018 | SETÚBAL