Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

18-2-2019

BURKINA FASO: Missionário espanhol assassinado a tiro por jihadistas na fronteira com o Togo

O padre espanhol António César Fernández, de 72 anos, foi assassinado a tiro num ataque realizado por cerca de duas dezenas de homens armados ao princípio da tarde de sexta-feira, dia 15 de Fevereiro, a um posto de controlo na fronteira entre o Burkina Faso e o Togo.

Além do padre espanhol foram também assassinados quatro funcionários da alfândega. “Foram atacados por homens armados, supostamente jihadistas, após terem passado pela fronteira”, explicou o representante da congregação José Elegbede, num comunicado enviado à Fundação AIS depois do incidente.

Segundo o depoimento de Fabrice Aziawo, motorista do padre salesiano, os jihadistas separaram César Fernandez do grupo, tendo sido depois assassinado. Os “homens armados levaram” o padre César para a floresta, afirmou o motorista. “Escutei disparos” e depois “vi César caído no chão”, descreveu ainda.

O padre salesiano, que foi alvejado três vezes, estava de regresso à sua comunidade em Ouagadougou depois de ter assistido em Lomé, no Togo, à primeira sessão do Capítulo inspectorial salesiano da África Ocidental francófona.

Nascido em Pozoblanco, em 7 de Julho de 1946, o padre António César Fernández foi missionário em vários países africanos desde 1982, num percurso que começou no Togo. Ao longo destes anos, trabalhou essencialmente como professor.

Segundo a agência de notícias AFP, “mais de 300 pessoas foram mortas no Burkina Faso só nos últimos quatro anos em consequência de ataques jihadistas”. ~

Além do Burkina Faso, outros países da região do Sahel enfrentam a ameaça terrorista. São eles o Mali, Mauritânia, Níger e Chade.

A violência provocou no Burkina Faso também uma crise humanitária. Segundo dados da ONU, mais de 1 milhão de pessoas “necessitam de assistência urgente”.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Burkina Faso