Síria

Renascer dos escombros...

Saiba mais »

12-3-2019

EGIPTO: Cresce a bom ritmo o número de igrejas legalizadas pelas autoridades assim como a permissão para novas construções

Continua a crescer, a ritmo acelerado, o número de espaços públicos aprovados pelas autoridades egípcias para “uso legítimo” como templos para a comunidade cristã.

Com a aprovação, no passado dia 5 de Março em reunião do conselho de ministros, do relatório do Comité para a regularização, restauro e construção de novas igrejas, são já quase oito centenas de espaços que recebem a luz verdade das autoridades.

Estas autorizações legais são o resultado da entrada em vigor da nova lei que regula a construção de edifícios para o culto dos cristãos, aprovada pelo Parlamento no final de Agosto de 2016.

As autoridades procuram regularizar os lugares afectos à prática do culto cristão que foram construídos nas últimas décadas sem as respectivas licenças, em resultado de uma política legal extremamente restritiva.

Nos últimos tempos, muitos desses lugares de culto não aprovados oficialmente mas que funcionam na prática como locais de encontro da comunidade cristã, têm sido pretexto para diversos ataques por parte de grupos radicais islâmicos.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Egipto