1-4-2019

PROJECTO FOLHA DE ORAÇÃO MENSAL | ABRIL

SÍRIA: Ajuda à educação de 90 crianças com dificuldades de aprendizagem

Actualmente, mais de 5 milhões de crianças e adolescentes, desde a pré-escolar até ao secundário, precisam urgentemente de apoio especializado para ultrapassar o trauma da guerra. Uma geração sem educação é uma geração perdida. Por isso, o apoio a todas as crianças e jovens que foram afastados da escola e que durante estes anos só conheceram a dura realidade da guerra é uma prioridade da Fundação AIS.

A Fundação AIS está empenhada em apoiar todas as crianças e jovens da Síria, não esquecendo os que estão numa situação de maior fragilidade e de total dependência. É o caso dos 90 jovens com profundas dificuldades de aprendizagem. O Centro Semente de Mostarda, em Homs, criado pelas Irmãs dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, oferece uma esperança de vida num mundo despedaçado. Este centro foi o único do género a permanecer aberto durante todo o recente conflito que devastou grande parte da cidade.

Durante esse tempo, o centro foi forçado a mudar de espaço duas vezes para escapar à violência. Quando finalmente regressaram às suas instalações iniciais, descobriram que os extremistas recém-saídos da Frente Al Nusra o haviam transformado num centro de comando. No auge do conflito, os jihadistas arrancaram as lajes do pátio e deixaram um rasto de destruição. Agora, com a ajuda da Fundação AIS, o Centro está a ser restaurado e as crianças e os jovens, com idades entre os 4 e os 30 anos, estão de regresso!

“Os pais destes jovens apreciam muito o que fazemos por eles. Costumam dizer que não sabem como conseguiriam sem nós, especialmente porque o nosso é o único serviço desse género que é gratuito. Estes jovens e as suas famílias agradecem profundamente aos benfeitores da Fundação AIS!” (Rafif Elias, coordenador educacional)

A Ir. Samia é a directora da escola e pede-nos ajuda hoje mesmo! “Sou religiosa e a nossa missão é cuidar dos mais necessitados.” E entre os mais necessitados estão aqueles jovens, aquelas crianças com deficiência mental. A Irmã Samia é para eles mais do que uma irmã. É mãe e pai ao mesmo tempo. É a amiga.

Estas crianças e jovens não têm praticamente mais ninguém. As Irmãs, que os acolheram, são agora a sua família, assim como cada um de nós.

COM 250€ É POSSÍVEL PAGAR UM ANO ESCOLAR A UMA CRIANÇA

VAMOS DAR UM FUTURO MELHOR A ESTAS CRIANÇAS?

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Síria

Festa da Família - Ovar