Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

11-4-2019

FRANÇA: Cresce o número de actos de vandalismo em Igrejas, com quase três ataques por dia

São cada vez mais frequentes os actos de vandalismo em igrejas em França. Relatórios dos serviços de segurança, divulgados na semana passada, dão conta de um aumento do número de ataques ao longo dos últimos três anos.

Desde 2016 até 2018, segundo um relatório do Serviço Central e Inteligência Criminal, citado pelo jornal Le Figaro, “houve milhares de casos de vandalismo nas igrejas”, com 1063 ocorrências registadas no ano passado, o que dá uma média de quase três casos por dia.

Estes dados foram divulgados após doze igrejas francesas terem sido saqueadas, profanadas e alvo de actos de vandalismo no espaço de apenas sete dias, durante a segunda semana de Março, como a Fundação AIS então revelou. Uma dessas igrejas, a de Saint-Sulpice, foi mesmo incendiada logo após a celebração eucarística do meio-dia.

O fogo ateado criminosamente espalhou-se para os vitrais e uma escada. Os prejuízos foram muito elevados. Outro ataque ocorreu na igreja de Notre-Dame des Enfants, na cidade de Nimes, onde foi pintada uma cruz com excrementos. O altar principal foi saqueado assim como o sacrário, tendo sido roubadas as hóstias consagradas que, mais tarde, foram encontradas num caixote do lixo.

Incidentes semelhantes aconteceram em Dijon, na igreja de Notre-Dame, em Lavaur, onde uma igreja foi assaltada por jovens “aparentemente embriagados”. Na periferia de Paris também ocorreram actos de vandalismo a diversas igrejas.

Estes incidentes ocorrem numa altura em que se multiplicam actos de profanação de cemitérios judaicos, nomeadamente através da pintura de suásticas. Até ao momento as autoridades não detiveram nenhum responsável pelos incidentes ocorridos nas igrejas francesas.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: França