1-4-2019

Mulheres Extraordinárias: PERU - A Irmã das montanhas

(Vídeo) A Irmã Extraordinária das Montanhas

Donativo »

Olha-se à volta e não se vê vivalma. Naquela região do Peru as montanhas são enormes, muitas vezes quase despidas de vegetação e praticamente sem ninguém. Viver por ali parece castigo. Mas é ali, no meio da montanha, que a Irmã Mari Graciana vive a aventura de levar o sorriso de Deus àquelas pessoas com vidas tão sofridas.

É uma pick-up Toyota, semelhante àquelas que os jihadistas usavam no Iraque e na Síria quando entravam ameaçadores nas povoações, aos tiros para o ar, empunhando enormes bandeiras negras. Esta é, no entanto, uma carrinha diferente. Ali não há ódio, nem armas, nem ameaças. Quando as irmãs se preparam para partir para mais um dia de missão junto das populações perdidas na montanha, tratam de tudo. Carregam a carrinha com os alimentos que vão levar às famílias mais necessitadas, assim como roupas e alimentos. Mas, acima de tudo, vão cheias de Deus. E como Deus faz falta aos que vivem na montanha…

Altivez da montanha

Aos 28 anos, a Irmã Mari Graciana não tem dúvidas de que é ali que quer estar. Ali, entre a comunidade que escolheu para dedicar toda a sua vida a Deus, e ali no meio dos pobres, dos muito pobres, dos que às vezes nem entram sequer nas estatísticas oficiais. Mas, para as Missionárias de Jesus Verbo e Vítima, esses pobres quase invisíveis são a razão de ser da própria congregação. E são também a razão de ser da vida das irmãs. Aquela região parece ter sido fustigada pelo destino. A altivez da montanha, o vento agreste, por vezes o frio tremendo das noites e o calor escaldante dos dias afastam as pessoas. Só quem não tem mesmo mais nada nem mais ninguém vive ali. São essas pessoas de mãos vazias que enchem os dias e as preocupações das Missionárias de Jesus, Verbo e Vítima. Uma delas é a Irmã Graciana.

“Uma bênção…”

Antes de saírem serra acima, é preciso ver se está tudo bem com a carrinha. São as próprias irmãs que verificam o nível do óleo e especialmente da água do radiador. Na serra não há oficinas nem mecânicos. Cada um desenrasca-se como pode e as irmãs já estão habituadas a esse trabalho. Por ali também não há padres. As irmãs também dão bem conta do recado. Com uma especial permissão do Santo Padre, estas irmãs celebram casamentos e baptizados, distribuem a sagrada comunhão, mas, mais do que tudo isso, transportam consigo o sorriso de Deus. “As pessoas alegram-se muito sempre que visitamos as suas casas”, diz-nos a Irmã Graciana. “Para eles é uma benção!” Muitos dos que vivem serra acima estão muito longe da civilização. Sempre estiveram. Com a idade, ficam cada vez mais enclausurados na montanha, como se ela fosse uma prisão ao ar livre. Tudo ali é longe.

Únicas visitas

De facto, a maior parte dos que vivem na montanha são idosos. Muitos olham já para a vida com um profundo sentimento de impotência. Estão ali sós, estão ali como que abandonados. As irmãs são as únicas visitas que recebem. A carrinha pick-up só faz uma parte do caminho. Serra acima, quando a estrada de terra batida se acaba, só resta mesmo seguir a pé. Todos os dias as irmãs fazem-se ao caminho. Todos os dias visitam pessoas concretas e levam-lhes alguma comida, pão fresco que elas próprias amassam com as suas mãos, medicamentos e roupa. Elas são uma espécie de anjos da guarda das pessoas esquecidas da montanha.

Ternura de Deus

A vida é rude lá em cima. As casas são pouco mais do que abrigos construídos com pedras. Falta tudo. Às vezes falta até amor, carinho, ternura. E isso nunca falta na bagagem que as irmãs levam serra acima. Nos pequenos povoados da montanha há cada vez menos sinais de crianças e de jovens.  O envelhecimento da população é um problema sério. Mas a educação dos mais novos também. “Um dia – conta a Irmã Graciana à Fundação AIS – uma criança fez uma travessura, própria da idade, e eu tive de a repreender. ‘O que fizeste está errado. Eu gosto muito de ti, mas não vou permitir que voltes a fazer isso…’ O menino olhou para mim e disse: ‘Irmã, tu gostas de mim?’ ‘Claro que gosto de ti’, respondi. Então, ele abraçou-me e disse: ‘A minha mãe nunca me disse que gostava de mim…’"

Crianças abandonadas, idosos sem família, pessoas sem futuro. Sempre que saem de casa e rumam montanha acima, as irmãs levam roupa, comida e remédios. Viver na montanha parece castigo. Mas é ali, lá bem no alto, onde nem a carrinha pick-up consegue chegar, que a Irmã Mari Graciana vive a aventura de levar o sorriso de Deus, a ternura de Deus àquelas pessoas com vidas tão sofridas.

“Acredito que Deus nos deu um coração maior do que o de qualquer mãe. Todos os dias viajamos durante muitas horas para fazermos companhia aos mais abandonados. Ensinamos-lhes que à luz da fé podem ultrapassar as suas dificuldades.” Ir. Mari Graciana

Reze pelo Dom da Vida e pela missão da Ir. Mari e de todas as Irmãs de todo o mundo, que são apoiadas pela Fundação AIS . Porque são mulheres extraordinárias graças a Deus. Graças a si.

Donativo »

HISTÓRIAS RELACIONADAS:

Ucrânia: Pequenas coisas Síria: O mais importante » Cazaquistão: Mães a tempo inteiro »

Neste Boletim poderá ver que do Cazaquistão ao Peru, da Síria ao Ruanda, elas fazem-no graças ao mesmo Espírito que inspira, o mesmo Evangelho que é vivido e anunciado, o mesmo Jesus que está presente nos pequeninos.

Em muitos países, dão a sua vida e o seu sangue pelo povo que servem, os seus filhos. As Irmãs são as testemunhas vivas do amor de Deus, mas precisam das nossas orações e ajuda para a sua missão. Assim, neste Ano Missionário proclamado pelo Papa Francisco, convidamos-vos a fazer parte da sua história.

> Descarregue o PDF Boletim "Mulheres Extraordinárias" e saiba mais

Veja aqui o Boletim Mulheres Extraordinárias (formato revista) »

OBSERVATÓRIO:

INSCRIÇÃO: Peregrinação Nacional a Fátima