2-5-2019

PROJECTO FOLHA DE ORAÇÃO MENSAL | MAIO

MÉXICO: Apoio à formação permanente da Federação de Santa Maria de Guadalupe e Santa Clara

A Federação de Santa Maria de Guadalupe e Santa Clara das Irmãs Clarissas Capuchinhas situa-se no sul do México. É constituída por 29 mosteiros, 28 no país e 1 na Costa Rica. A maioria dos conventos tem irmãs idosas e doentes e, além disso, os mosteiros são muito pobres e simples.

Para a sua subsistência, as religiosas produzem e vendem hóstias, doçaria, vestes litúrgicas e objectos religiosos. Com os escassos recursos que obtêm conseguem cobrir as suas despesas, graças ao apoio nas paróquias vizinhas que compram os seus produtos. Contudo, devido ao grande número de religiosas doentes ou idosas, uma grande parte das receitas que obtêm destina-se a pagar as despesas necessárias com as mesmas.

Apesar destas dificuldades, todos os conventos têm a obrigação de contribuir para a quota anual da Federação, para as despesas com as viagens da Madre presidente, as despesas administrativas, o apoio às comunidades mais necessitadas e a formação permanente. A Madre presidente sofre ao ter de pedir a contribuição a cada convento, pois conhece os poucos recursos que as Irmãs possuem e a precariedade das suas condições de vida, especialmente as de algumas comunidades muito empobrecidas.

Quanto aos gastos com a formação permanente, deve ter-se em conta que as comunidades mais carenciadas precisam de bolsas de estudo para participar nos cursos. Com este pedido, pleno de confiança, a Madre presidente expressa o seu desejo de apoiar as comunidades mais necessitadas com a participação de irmãs nos cursos.

A Madre presidente escreve-nos: “Confio plenamente na bondade infinita do Senhor e sei que Ele tocará os corações para que possam receber a ajuda necessária e assim atender o nosso pedido. Coloco o trabalho que fazem nas mãos de Deus Pai amoroso, assim como as vossas necessidades e as das vossas famílias. Que Ele seja a vossa alegria e recompensa.”

VAMOS APOIAR A FORMAÇÃO DESTAS IRMÃS PARA PODEREM ESTAR PRESENTES JUNTO DO SEU POVO? ELAS CONTAM CONSIGO.

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: México

Terço Sem Fronteiras