background image

Detalhe

20-5-2019

REP.DEM.CONGO: Reparação de um barco danificado na Diocese de Lisala, na bacia do Rio Congo




A Diocese de Lisala é uma das mais antigas, com uma área de mais de 67.600 km2 e ao mesmo tempo, geograficamente, uma das mais extensas da Rep. Dem. do Congo. Situada no norte do país, na bacia do Congo, é cruzada várias vezes pelo Rio Congo e os seus muitos afluentes.

Não surpreendentemente, portanto, as hidrovias são absolutamente vitais para a vida da Igreja. O barco diocesano, usado no rio, o Magnificat, é de importância crucial para o seu trabalho pastoral no exterior. Infelizmente, porém, o veleiro foi gravemente danificado em Setembro de 2018, ao viajar rio abaixo em direcção a Kinshasa. Surpreendido por uma súbita tempestade, foi projectado contra uma grande árvore, que abriu um grande buraco no barco. Felizmente, as pessoas no barco puderam ser evacuadas em segurança, mas a embarcação ficou quase completamente submersa. Desnecessário será dizer que os danos materiais foram extensos e que a operação de salvamento foi difícil. Um dos sacerdotes e outros ajudantes tiveram de atravessar o rio a remo para chegarem ao local do acidente.
 
Inicialmente, eles próprios tentaram consertar o barco, pondo-o a funcionar novamente, mas depressa perceberam que todo o processo seria muito mais difícil do que tinham imaginado e iriam precisar de materiais e conhecimentos especializados. Dois dos motores estavam avariados e consertar o rombo vai requerer o trabalho de construtores de barcos especializados.


 
A diocese voltou-se para nós em busca de apoio e a AIS prometeu 8.800 € para que este barco vital para a missão rapidamente se possa tornar útil novamente.

 

Apoie este projecto

 

  

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.  

 

 

 


 






*Sem Comentários
deixar comentario
Mês:
 

RETIRO ESPIRITUAL | JULHO


12-07-2019

catalogo