29-5-2019

JAPÃO: Homem esfaqueia grupo de alunos de uma escola católica matando duas pessoas

Um homem armado com uma faca esfaqueou um grupo de alunos de uma escola católica que se encontravam numa paragem de autocarro, matando duas pessoas – uma rapariga de 11 anos e um adulto – e ferindo pelo menos outras 16, na sua maioria estudantes.

Desconhece-se por enquanto os motivos que levaram o agressor, um homem de cerca de 50 anos, a desferir este ataque ocorrido na manhã da passada segunda-feira em Kawasaki, nos arredores de Tóquio.

Pouco depois do ataque ter ocorrido, a polícia chegou ao local e conseguiu deter o agressor mas ele conseguiu esfaquear-se acabando por morrer dos ferimentos.

Segundo a AsiaNews, o homem terá “escolhido aleatoriamente os transeuntes” – a jovem e o adulto foram golpeados na cabeça, no peito e no rosto –, embora algumas agências de notícias tenham avançado com a informação de que o autor do ataque seria pai de uma das crianças, mas a polícia não confirmou este dado.

As alunas pertencem a uma escola católica. Trata-se da Escola Primária Caritas, que pertence à Caritas Gakuen, uma estrutura de ensino fundada em 1963 pelas Irmãs da Caridade do Quebec, no Canadá, que possui ainda uma escola secundária e um jardim-de-infância. A escola primária, a que pertenciam as crianças vítimas do ataque de segunda-feira, tinha, no ano lectivo de 2018, 647 estudantes inscritos.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Japão