1-7-2019

BENIM: Uma capela nova para uma comunidade em crescimento

A Paróquia da Santíssima Trindade situa-se em Guilmaro, no noroeste do Benin. Tal como muitas outras paróquias rurais de África, ela abrange uma vasta área com numerosas aldeias remotas. Muitos dos fiéis têm de fazer longas viagens a fim de poderem participar na Santa Missa.

A aldeia de Damouti é a maior da paróquia. Presentemente tem uma simples capela de lama – na realidade, uma choupana – onde os fiéis católicos se reúnem para rezar. O padre vem cá regularmente para celebrar a Santa Missa e as pessoas também participam activamente nas devoções de Maio, no Santo Rosário e nas sessões de catequese na capela.

Mas agora a capela de lama é pequena demais para acomodar todos os fiéis e, actualmente, mais de metade da congregação tem de ficar fora, de pé, durante a Santa Missa, exposta ao sol ardente no tempo seco e às tempestades torrenciais no tempo de chuva. É desnecessário dizer que não é nada fácil participar na liturgia estando do lado de fora da igreja. Entretanto, o número de fiéis católicos continua a crescer. Todos os anos há numerosos baptismos. Pois, embora 60% de membros da paróquia ainda sigam religiões africanas tradicionais, muitos deles estão bastante abertos à Boa Nova de Cristo.

E, assim, a população local muito gostaria de ter uma capela maior. Mas não têm como financiar tal empreendimento com os seus próprios recursos. Então, o pároco, o Pe. Noel Kolida, voltou-se para a AIS, confiante no nosso apoio.

Nós gostaríamos de poder apoiá-lo com uma contribuição de 15.000 €… pode ajudar-nos?

Apoie este projecto

OBSERVATÓRIO: Benin