1-8-2019

SÍRIA: "Sentiu que o seu coração voltou a bater de novo"

A Fundação AIS (ACN na sua designação internacional) apoia mais de 40 projectos de actividades de Verão para as comunidades cristãs em países onde os Católicos são minoritários, discriminados ou sofrem por causa dos conflitos armados.

Mais de metade dos projectos apoiados este ano destinam-se a ajudar as comunidades do Médio Oriente, sobretudo na Síria, onde terão lugar cerca de 28 campos de Verão para jovens e famílias. Depois de uma guerra fratricida que provocou uma dramática situação socioeconómica, os cristãos de várias denominações pertencentes às dioceses de Homs, Alepo, Lataquia e Damasco, reúnem-se de Junho a Setembro para retemperar as forças e sanar as feridas.

O Padre Antoine Mukhallala, da Igreja Greco-Melquita de Alepo, acaba de regressar após mais um dos oito cursos de Verão que a Comunidade Fé e Luz organiza para crianças portadoras de deficiência e seus pais. É muito difícil imaginar o que estas crianças sofreram durante a guerra, sem poder sair de casa, aterrorizadas pelos estrondos dos projécteis e os tiros dos terroristas que matavam os civis sem nenhuma razão aparente. Actualmente, estas crianças precisam de muito apoio psicológico e procuram encontrar-se com Deus na oração e na tranquilidade da natureza. Nesta procura, os campos de férias representam efectivamente um raio de luz.

Das muitas experiências vivenciadas, o Padre Antoine quis partilhar com a Fundação AIS a história de uma viúva, mãe de dois filhos menores, um dos quais autista:

"Esta mãe sofreu muito porque perdeu o seu marido enquanto tentava embarcar nos 'barcos da morte' para a Europa. Não se afogou, mas foi assassinado e ela recebeu o corpo do seu marido degolado.

A mulher sofreu muito e vivia numa profunda solidão. Apesar da sua presença e participação no grupo, poucas vezes falava sobre o seu marido falecido ou sobre a sua filha. Recusava todas as formas de alegria apesar dos esforços de muitas pessoas que tudo faziam para a tirar da sua dor.

Pouco a pouco, durante a semana em que decorreu o campo de férias de Verão, o amor começou a inundar a alma desta mulher, afastando a amargura do seu coração e permitindo que este voltasse a bater de novo com outro entusiasmo. A mulher voltou a aprender que a vida é bonita graças à mudança que detectou no comportamento da sua filha autista que, inclusive, a convidou para dançar com ela.

No final do campo de férias esta mãe disse-nos: 'Se o campo de férias tivesse demorado mais uma semana tenho a certeza absoluta que a minha Jenny teria começado a falar!'

Participei em muitos acampamentos de Verão durante os meus sete anos de sacerdote, mas o último, em Kfarsetta, com o grupo 'Família da Esperança' foi um dos acampamentos mais bonitos onde experimentei a alegria do amor e onde posso dizer que recebi mais do que fui dando", conta o Padre Antoine.

"Agradeço a Deus por tudo aquilo que esta mulher experimentou e por me ter permitido viver muitas experiências espirituais. E também a todos vós, membros e benfeitores da Fundação AIS, agradecemos todo o vosso apoio sem o qual não teria sido possível organizar o nosso acampamento. Sem a vossa ajuda não teria sido possível ter esta experiência que nos levou mais perto do lema do nosso acampamento: 'Com Deus, construímos a comunidade'. Peço a Deus Todo-Poderoso que vos abençoe para que possais continuar a ajudar a todos aqueles que O procuram e para que continueis a ser um instrumento de Deus para anunciar o Seu Amor pelo mundo, conclui os sacerdote.

Tal como o grupo 'Família Esperança' muitas outras crianças, jovens e famílias podem usufruir neste Verão, em muitas regiões da Síria, mas também no Egipto, na Jordânia, na Palestina, no Líbano, na Crimeia ou na República Democrática do Congo, de um campo de férias onde é possível fortalecer-se, não apenas física e psicologicamente, mas também espiritualmente.

Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Síria