13-8-2019

VENEZUELA: Bispo vestido de palhaço partilha a alegria do Evangelho numa peregrinação das crianças

No meio das dificuldades que as crianças enfrentam na sociedade venezuelana, o Bispo de San Cristóbal, D. Mario Moronta, vestiu-se de palhaço durante a celebração de Santo Cristo de La Grita para levar uma mensagem de alegria a todas as crianças de Venezuela.

O Bispo Mario Moronta contou à Fundação AIS que esta experiência procura ensinar às crianças a importância da fé e motiva, ao mesmo tempo, os seus pais para a educação dos valores religiosos. "Devemos alegrar a vida das nossas crianças que não têm nenhuma culpa da crise que atravessa o país. A alegria que lhes oferecemos é a alegria do Evangelho", afirmou o bispo.

Todos os meninos e meninas de Venezuela foram benzidos a partir do Santuário de Santo Cristo, num momento de oração em que o Bispo de San Cristóbal, vestido de palhaço, cantou, dançou e rezou com os pequenos devotos da imagem milagrosa.

A actividade que começou no pátio coberto do Santuário, no passado Domingo dia 4 de Agosto, foi animada por um grupo de jovens da Pastoral Universitária que acompanhou o bispo com cânticos e dinâmicas de catequese.

Mais tarde, o Bispo Moronta entrou com as crianças em procissão até ao interior da igreja para rezar diante da imagem de Santo Cristo dos Milagres, consagrando as crianças e pedindo a bênção de Deus sobre todas elas.

"Santo Cristo protege-nos e ajuda-nos a ser como tu, a fazer sempre a tua vontade. Santo Cristo nós amamos-te muito. Santo Cristo, protege o nosso país. Santo Cristo, enche-nos de alegria para continuarmos a caminhar contigo", invocou o bispo junto das crianças e familiares presentes.

No fim, o bispo pegou numa menina recém-nascida, fez o sinal da cruz sobre os presentes, pedindo respeito pela vida e maior cuidado por todas as crianças da sociedade venezuelana.

Fundação AIS | ACN Portugal | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Venezuela