16-8-2019

VATICANO: Campanha da Fundação AIS para a Síria arranca com o apoio expresso do Papa Francisco e a bênção de milhares de terços

O Papa Francisco deu o apoio pessoal à mais recente campanha da Fundação AIS para a Síria ao abençoar ontem 6 mil terços que vão agora ser distribuídos às famílias deste país dilacerado por um violento conflito armado desde 2011.

Ao lado do Presidente Executivo internacional da Ajuda à Igreja que Sofre, logo após a oração do Ângelus, o Papa Francisco explicou que os terços da AIS vão ser distribuídos pelas comunidades católicas na Síria, assumindo este gesto como sinal da sua “proximidade”, especialmente junto das famílias que “perderam alguém por causa da guerra”.

Assumindo que “a oração feita com fé é poderosa”, o Santo Padre apelou à comunidade católica em todo o mundo para continuar “a rezar o rosário pela paz no Médio Oriente e pelo mundo inteiro”.

Thomas Heine-Geldern, Presidente Executivo internacional da Ajuda à Igreja que Sofre, esteve ao lado do Santo Padre na janela do apartamento pontifício, durante o tempo em que decorreu a bênção dos terços e o momento de oração com os milhares de peregrinos que estavam reunidos na Praça de São Pedro.

O inédito convite do Santo Padre para que o presidente da AIS o acompanhasse neste gesto primeiro da campanha da Ajuda à Igreja que Sofre é sinal da proximidade do Papa para com a fundação pontifícia e apreço pelo esforço permanente de apoio à sofredora comunidade cristã na Síria.

Thomas Heine-Geldern, Presidente Executivo internacional da Ajuda à Igreja que Sofre, ao lado do Santo Padre, na bênção de 6 mil terços que a Fundação AIS irá enviar para a Síria

Minutos após a bênção dos 6 mil terços que vão agora ser distribuídos pelas famílias sírias, Thomas Heine-Geldern afirmou que o dia 15 de Agosto de 2019 irá ficar registado na história da Fundação AIS como “um dia especial”, sublinhando “a honra” de ter estado ao lado do Papa Francisco no arranque de mais uma campanha de solidariedade da instituição.

“Foi uma honra ter estado ao lado” do Santo Padre “no Ângelus neste dia dedicado a Santa Maria”, disse Heine-Geldern, acrescentando: “Tive o privilégio de representar a Fundação AIS”.

O Presidente Internacional da Fundação AIS destacou ainda a urgência de se apoiar “as famílias em sofrimento” da Síria não só ao nível material mas também no plano espiritual.

Papa Francisco une-se à grande campanha de apoio aos Cristãos da Síria, com a Fundação AIS

Thomas Heine-Geldern referiu também o facto de o Santo Padre ter-se mostrado muito informado sobre a evolução da situação na Síria, nomeadamente “ao nível da constituição e no apoio às minorias”, como é o caso da comunidade cristã.

A directora do secretariado português da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre fez parte também da restrita delegação que se encontrou com o Santo Padre.

Para Catarina Martins de Bettencourt, “ter estado” com os seus colegas da AIS “junto do Papa Francisco neste dia tão especial para a Igreja foi uma bênção mas também um sinal da importância e da urgência do nosso trabalho junto dos cristãos que sofrem”.

Para a responsável pela Fundação AIS em Portugal, “as palavras do Santo Padre são um incentivo para redobrarmos esforços no apoio à Igreja necessitada na Síria e em todo mundo”. “A minha presença junto do Papa Francisco – acrescentou – é também um sinal do afecto e da sua proximidade para com todos os benfeitores e amigos da AIS em Portugal que estiveram sempre comigo no meu pensamento e orações.”

Paulo Aido | Fundação AIS | ACN Portugal | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: