1-10-2019

PROJECTO FOLHA DE ORAÇÃO MENSAL | OUTUBRO

ARMÉNIA: Projecto de desenvolvimento espiritual, pedagógico e recreativo de órfãos e crianças necessitadas

O número de católicos na Arménia ultrapassa os 100 mil, o que representa cerca de 4% da população, e 10% dos católicos arménios (dentro e fora do país) são católicos romanos. Depois do Genocídio Arménio de 1915, surgiram comunidades arménias em todo o mundo. As actuais comunidades de católicos arménios na Arménia e na Geórgia são o resultado da emigração no séc. XIX, após o pacto entre a Rússia e a Turquia em 1829.

A única maneira dos homens arménios ganharem dinheiro suficiente para sustentar as suas famílias é irem para a Rússia. Sem emprego, as mulheres são forçadas a trabalhar nos campos e criar gerações inteiras por conta própria. Os efeitos destrutivos da ausência de pais e avós são sentidos em toda a sociedade, especialmente entre os jovens.

Um projecto apoiado pela AIS tem sido os Acampamentos de Verão para crianças desfavorecidas. O chamado Acampamento de Verão de Nossa Senhora da Arménia decorre por um período de duas semanas e inclui actividades recreativas e pedagógicas.

Desde 2004, a AIS apoia regularmente os Acampamentos de Verão orientados pela Ir. Arousiag Sajonian, superiora das Irmãs Arménias da Imaculada Conceição desde 1990.

Esta congregação é uma Ordem Religiosa de Monjas estabelecida em 1847, em Constantinopla, com o propósito de educar a juventude arménia. As Irmãs começaram a trabalhar na Arménia em 1988. O convento das Irmãs situa-se na cidade de Gyumri. Além de orientarem o Centro Educativo Boghossiano e organizarem o Acampamento de Verão, as Irmãs estão envolvidas em actividades catequéticas, culturais e sociais em aldeias e cidades.

O Acampamento visa fortalecer o bem-estar espiritual, físico e emocional das crianças e diminuir o impacto imediato e de longo prazo da pobreza nas suas vidas. São 900 meninos e meninas carentes e órfãos, dos 8 aos 14 anos, de diferentes regiões da Arménia e da Geórgia do Sul, que beneficiam do Acampamento de Verão. No ano passado e também este ano participaram no evento crianças refugiadas provenientes da Síria.

“Durante a sua estadia, as crianças recebem refeições nutritivas e vivem experiências educativas, culturais e religiosas muito ricas. A programação diária inclui aulas de escalada, caminhadas, excursões, competições desportivas, apresentações teatrais nocturnas, etc. ”, escreve a Ir. Sajonian na sua carta à AIS.

“Dependemos da generosidade de organizações e indivíduos para realizar plenamente o nosso programa. Apelamos a que nos ajudem a implementar este projecto muito importante no desenvolvimento espiritual, moral e educativo, e no descanso de Verão destes órfãos e crianças necessitadas”, conclui a Ir. Sajonian.

A Fundação AIS quer apoiar este projecto com 13.000 €.

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Arménia

RedWednesday