Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

2-10-2019

ERITREIA: Bispos denunciam encerramento de escolas católicas como “ódio contra a fé”

Em resposta à ocupação, por parte das autoridades, de oito escolas secundárias tuteladas sobretudo pela Igreja Católica, os Bispos da Eritreia enviaram uma carta de protesto ao responsável governamental pela pasta da Educação, Semere Re’esom.

No documento, agora conhecido, os prelados perguntam: “se isto não é ódio contra a fé e contra a religião, o que mais pode ser?”

Na carta, os bispos da Eritreia acusam o governo de Asmara de ter nacionalizado as escolas, usando para isso “medidas arbitrárias e unilaterais”, lembrando que esta medida foi precedida do encerramento de algumas unidades de saúde geridas também pela Igreja.

Na carta enviada ao ministro da Educação da Eritreia, os prelados sublinham que as medidas que estão a ser tomadas contra as instituições de ensino e de saúde “são contrárias aos direitos e à liberdade legítima da Igreja” e limitam “fortemente o exercício” da sua missão junto da comunidade local.

Para o encerramento das escolas e dos centros de saúde as autoridades invocaram alterações à lei em 1995, que limita as intervenções e as actividades das organizações religiosas.

Esta intervenção governamental é sinal de uma crescente perseguição face à comunidade cristã. Ainda no final do mês de Agosto, a Fundação AIS dava conta da prisão de pelo menos centena e meia de cristãos.

Estes incidentes voltam a colocar a Eritreia – conhecida como a Coreia do Norte de África, por ser um regime particularmente repressivo – no centro das preocupações no que diz respeito à liberdade religiosa.

Recorde-se que, em Janeiro de 2018, o Departamento de Estado Norte-Americano colocou a Eritreia na lista dos “Países de Especial Preocupação” por causa precisamente das graves violações da liberdade religiosa, ocorridas no país.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Eritreia