11-10-2019

CHINA: Cristãos e activistas dos direitos humanos são privados de tratamento médico na prisão

Cristãos, assim como diversos activistas dos direitos humanos têm sido privados de assistência médica na prisão. A denúncia, publicada no final da semana passada pelo site Bitter Winter – que monitoriza as questões relacionadas com a liberdade religiosa e os direitos humanos na República Popular da China – dá conta de diversos casos de detidos a quem foi negado tratamento apesar de estarem doentes.

Entre os casos sinalizados pelo referido site, estão os cristãos Zhao Mingqing (nome apresentado como pseudónimo), Liu Shijin, Zheng Kunchang e Tang Yongjun, referenciados como pertencentes à Igreja de Deus Todo Poderoso.

Além destes cristãos, há também diversos activistas dos direitos humanos em situação idêntica. O site Bitter Winter identifica alguns: Cao Shunli, Tenzin Choedcak, Huang Qi, e Liu Xaiobo.

O caso de Liu Xiaobo é conhecido. Galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 2010, estava detido quando lhe foi diagnosticado cancro, vindo a falecer praticamente um mês depois de ter sido libertado, em 2017, em resultado de uma fortíssima campanha internacional em seu favor.

Estas denúncias foram conhecidas dias depois de Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos, ter referido expressamente a questão da liberdade religiosa na China durante a visita oficial que fez ao Vaticano.

"Quando o Estado governa absolutamente, Deus torna-se uma ameaça à autoridade e a dignidade humana é esmagada e as normas morais são completamente quebradas”, disse Pompeo no dia 2 de Outubro num simpósio organizado pelo Vaticano e pela embaixada dos Estados Unidos.

Nesse encontro, Pompeo lembrou que “a China colocou mais de um milhão de muçulmanos uigures em campos de concentração” e “atirou pastores cristãos para as prisões”.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: China