22-10-2019

IRAQUE: Comunidade internacional deve impedir “êxodo” dos Cristãos, alerta Arcebispo de Erbil à Fundação AIS

O mundo não deve ignorar a ameaça que se faz sentir sobre as minorias religiosas – Cristãos e Yasidis – nas regiões onde historicamente sempre viveram. O alerta é de D. Bashar Warda, Arcebispo católico caldeu de Erbil, que, em declarações à Fundação AIS, refere a existência de conflitos e a falta de segurança como elementos que podem propiciar “o início de um êxodo”.

Falando à AIS no seguimento da intervenção militar turca no nordeste da Síria, e temendo as implicações que essa acção possa vir a ter a nível humanitário no próprio Iraque, o prelado deixou um aviso à “comunidade internacional” para olhar com atenção para “a complexa situação” que se vive na região.

Referindo-se explicitamente à chamada Planície de Nínive, no Iraque, berço histórico da comunidade cristã, D. Bashar refere que a instabilidade que se vive na região “continua a ameaçar o progresso e a estabilidade”, e que as minorias religiosas “não serão capazes de suportar outro conflito sério” no país.

Para o Arcebispo de Erbil, será particularmente grave “qualquer conflito que ocorra nas frágeis pátrias dos cristãos e yazidis”. E deixa um aviso, que é também um alerta para a comunidade internacional: é importante não descurar a segurança destas comunidades religiosas. “Nesse sentido, é fundamental a remoção total de unidades de milícias armadas e o restabelecimento de controlos de segurança substanciais, formais e legítimos por parte do governo”, disse o prelado.

Se alguns conflitos vierem a ocorrer, e se nada se fizer, então poderemos assistir ao declínio real da presença milenar de uma comunidade religiosa: os Cristãos. “A tensão contínua que resulta em sérios conflitos nessas áreas marcaria o fim de todos os esforços para retornar e, em vez disso – alerta o prelado – marcaria o início de um êxodo de minorias que ninguém poderia controlar.”

Nas declarações à Fundação AIS, D. Bashar Warda pede aos fiéis em todo o mundo para se unirem em oração “pelos inocentes da Síria e do Iraque neste momento crítico”.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Iraque