28-10-2019

ÍNDIA: Estipêndios de Missas e retiros para 27 padres jesuítas

O estado de Assam é muito conhecido pelas plantações de chá. Milhões de pessoas vivem e trabalham aí, muitas das quais pertencem as diversas comunidades étnicas que tradicionalmente estão no fundo da estrutura social da Índia. Aí, os Jesuítas dão assistência pastoral aos trabalhadores das plantações de chá, a maioria dos quais tem uma forte fé e um desejo profundo de participar mais integralmente na vida da Igreja, de receber os sacramentos e, de um modo geral, de crescer na fé. Ao mesmo tempo, porém, os padres estão a ajudá-los a melhorar as suas condições de vida concretas e especialmente a encorajar os pais a enviar os seus filhos à escola. Muitos pais não estão convencidos da necessidade dos filhos terem acesso à educação, dado eles próprios nunca terem tido a oportunidade de frequentar a escola. Aqui, os Padres Jesuítas estão envolvidos num trabalho vital de suave persuasão. E, de facto, muitos dos pais decidiram agora aprender a ler e a escrever, uma vez que muitos deles não sabem sequer escrever o seu nome. Muitas vezes assinam com uma impressão digital, mas não podem nem ler nem escrever o que estão a assinar e, consequentemente, são facilmente enganados.

A missão jesuíta é relativamente jovem nesta região e os próprios padres dependem da ajuda de fora. Propusemos ajudá-los com estipêndios de Missa. Os padres, então, celebram estas Missas pelas intenções dos nossos benfeitores, recebendo em troca apoio que os ajudará à sobrevivência. A oferta de tais Estipêndios de Missa tem uma longa tradição na Igreja. Porém, não se trata de “pagar” para a Santa Missa ser celebrada, é antes um gesto de amor e de gratidão da parte dos fiéis, através do qual o padre irá celebrar o Santo Sacrifício da Missa pelas intenções particulares do benfeitor, tal como a alma de um ente querido falecido, por exemplo. Em muitos países pobres, tais estipêndios de Missa são frequentemente a única forma de sustento para muitos padres.

Propusemos enviar estes estipêndios de Missa dos nossos benfeitores aos 27 padres jesuítas em Assam, num valor total de 7.500 €, o que equivale a apenas 280 € por padre para o ano inteiro.

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: India

RedWednesday