28-10-2019

BOLÍVIA: Uma casa e centro de formação para uma comunidade de padres em La Paz

Situada a quase 3.600 m, La Paz é a terceira maior cidade de Bolívia e a sua capital, excepto no nome. Ela também está a crescer constantemente devido ao influxo contínuo de pessoas oriundas das regiões rurais, tendo agora uma população de cerca de 1 milhão. Este aumento de população está também a resultar num constante crescimento das paróquias da cidade. Cerca de 80% da população da Bolívia é católica e, ao mesmo tempo, há muito poucos padres.

A Paróquia de São José, o Operário, em La Paz, abrange uma população de cerca de 50.000 almas. A paróquia é muito activa e muitos jovens estão envolvidos nas suas actividades. Simultaneamente, existem 33 escolas na sua área pastoral.

Existe um novo movimento espiritual, Cristo Pastor (Christ the Shepherd), também presente na paróquia, com padres que vivem na comunidade e cuja vocação é a promoção da vocação sacerdotal. São 15 os jovens que já ingressaram nesta comunidade e presentemente se encontram em formação. Eles representam um verdadeiro sinal de esperança para a Igreja na Bolívia.

O problema, porém, reside no facto de o edifício actualmente à sua disposição ser demasiado pequeno. Por isso, pretendem agora construir uma nova casa onde os padres e os formandos/ seminaristas possam viver, e que também terá espaço suficiente para visitas.

Propomos apoiar este projecto com uma contribuição de 26.000 €. Pode ajudar-nos?

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Bolívia

RedWednesday