4-11-2019

NICARÁGUA: Estipêndios de Missa para cinco padres de uma congregação masculina contemplativa

A Nicarágua é o segundo país mais pobre da América Latina, a seguir ao Haiti. A Igreja Católica tem enfrentado numerosos problemas neste país, não somente a agitação política em 2018 que causou muito sofrimento à Igreja, mas também os muitos desafios pastorais, particularmente as seitas, que são extremamente activas ao ponto de até agora somente apenas metade da população de 6.1 milhões de pessoas ainda se considerarem católicas. Depois há a crise económica, a qual também se abateu duramente sobre a Igreja, e em particular sobre as congregações religiosas contemplativas. Porém, ao mesmo tempo, é bom ver que o número de vocações, tanto para a vida religiosa como nos seminários diocesanos, está actualmente a crescer.

A congregação contemplativa dos Irmãos Albertinos é uma fundação local nova num país onde até ao momento não tem existido a tradição da vida religiosa contemplativa masculina. Os cinco padres da congregação em Estelí, no norte do país, têm entre 30 e 40 anos e são testemunho da juventude e vida da Igreja na Nicarágua. Porém, enfrentam problemas crescentes em encontrar recursos para o seu modesto estilo de vida, pois a crise económica no país resultou em contribuições cada vez menores da parte de amigos e benfeitores para a única fundação religiosa contemplativa masculina na Nicarágua. E, claro, as pessoas comuns que participam na Santa Missa no mosteiro são também extremamente pobres. Entretanto, os preços continuam a subir, e alguns dos irmãos têm problemas de saúde e necessitam de medicamentos.

Os Irmãos Albertinos oferecem amizade e hospitalidade a todos os que deles se aproximam em busca de conforto espiritual e contemplação silenciosa. Eles ouvem confissões e rezam por todos os que vêm ter com eles. Para a sua subsistência também criam obras de arte religiosa, esperando assim, e similarmente através da Liturgia e da sua amizade e hospitalidade, fortalecer o espírito do Evangelho nos corações dos que estão em seu redor.

Queremos ajudar estes cinco padres religiosos com Estipêndios de Missa, no valor total de 4500 €, como modo de os apoiar no seu nobre esforço.

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Nicarágua

RedWednesday