31-10-2019

ÍNDIA: Agrava-se a pressão de nacionalistas hindus sobre cristãos na província de Andhra Prades

Grupos de nacionalistas hindus, que pertencem ao partido Bharatiya Janata, no poder, estarão a pressionar cristãos pertencentes à comunidade dalit – os mais desprotegidos no complexo sistema de castas da Índia – para se converteram ao hinduísmo.

Esta situação foi denunciada por Sajan K George, presidente do Conselho Global de Cristãos Indianos, que acusou responsáveis daquele partido de estarem a promover uma campanha destinada a “perturbar os dalits e os cristãos tribais”.

Citado pela Asia News, Sajan George referiu expressamente a existência de uma campanha, em Andhra Pradesh, denominada “Ghar wapsi" que se poderá traduzir por ‘volta para casa’ numa referência às “supostas origens hindus da população”.

Como consequência imediata desta campanha, cerca de meio milhar de cristãos pertencentes à comunidade dalit terão prometido “não ir mais à igreja”.

Darsanapu Srinivas, um responsável local pelo partido Bharatiya Janata terá afirmado que o cristianismo seria uma "religião estrangeira" praticada por "missionários que atraem com a mentira os dalits e as comunidades tribais”.

"Não devemos consentir", acrescentou, "que a nossa rica cultura, herança e práticas religiosas sejam invadidas por religiões estrangeiras para procurarem obter ganhos temporários".

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: India