Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

12-11-2019

SÍRIA: Sacerdote é assassinado e bombas explodem junto a igreja no espaço de poucas horas no nordeste do país

No espaço de poucas horas, a comunidade cristã na Síria foi sobressaltada com a notícia de dois ataques. No primeiro incidente, um sacerdote foi assassinado juntamente com o seu pai, ao que tudo indica numa emboscada quando se dirigiam de Al-Hassake para Deir Alzor (também conhecida como Deir Ezzor).

As vítimas – o padre pertencia à Igreja Católica Arménia, de rito oriental, que permite a ordenação de homens casados – terão sido atacadas, segundo informações obtidas pela Fundação AIS, por terroristas que se faziam transportar de motocicleta.

Os dois homens assassinados, o sacerdote, Hovsep Petoyan, e o seu pai, Hanna Petoyan, iam a Deir Ezzor avaliar o estado de reconstrução de uma igreja Católica Arménia. Este ataque seria reivindicado pelo Daesh, o auto-proclamado Estado Islâmico.

[Alguns meios de Comunicação Social, nomeadamente a Rádio Renascença, dão conta de que ambos seriam sacerdotes]

Horas mais tarde, a cidade de Qamishli, também no nordeste da Síria, seria abalada pelas explosões de pelo menos três carros armadilhados, uma das quais ocorreu nas imediações da Igreja Católica Caldeia. Fontes da Fundação AIS na Síria apontavam para a existência de pelo menos 6 mortos e 32 feridos na cidade, não se sabendo ainda se as vítimas estariam ou não perto do templo na altura da explosão.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Síria