Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

18-11-2019

PORTUGAL: Iluminar monumentos de vermelho para lembrar perseguição religiosa é desafio da Fundação AIS

Praticamente um mês depois do lançamento em Lisboa do mais recente relatório sobre a perseguição aos Cristãos no mundo, a Fundação AIS volta a chamar a atenção da sociedade portuguesa para este drama que afecta cerca de 300 milhões de pessoas.

No próximo dia 27 de Novembro, em sintonia com diversas cidades em todo o mundo, alguns monumentos simbólicos vão ser iluminados em Portugal numa iniciativa da Fundação AIS em que se procura combater a indiferença da sociedade perante esta realidade dramática dos tempos actuais.

Lisboa, Porto, Braga, Bragança e Almada… são algumas das cidades que asseguraram já que vão estar unidas à Fundação AIS, o que traduz uma adesão crescente de Portugal a esta iniciativa.

O relatório ‘Perseguidos e Esquecidos?’, lançado em Lisboa em Outubro, é taxativo na avaliação que faz da questão da perseguição aos Cristãos. A situação no Médio Oriente, por exemplo, revela-se mesmo dramática. A forte instabilidade que se vive na região poderá vir a acelerar o fim do cristianismo em países como a Síria ou o Iraque, se a comunidade internacional não actuar rapidamente.

No entanto, infelizmente, tanto Ásia como África revelam também sinais inquietantes de crescente hostilidade para com os Cristãos. Perante esta realidade, em que milhões de pessoas em todo o mundo não podem professar a sua fé em liberdade, pois são perseguidas, intimidadas, presas e muitas vezes mortas, impõe-se a mobilização da sociedade.

Na jornada de sensibilização agendada para a próxima quarta-feira, dia 27 de Novembro, serão iluminados de vermelho, a cor que simboliza o sangue dos mártires, monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa; a Sé Catedral, em Bragança; a Basílica dos Congregados, em Braga; o Santuário de São Bento da Porta Aberta, também em Braga; e o Santuário do Cristo Rei, em Almada, decorrendo em todos eles momentos de oração pelos Cristãos perseguidos.

A adesão da sociedade portuguesa a esta iniciativa da Fundação AIS tem-se revelado cada vez maior, com a participação, de norte a sul do país, de paróquias, movimentos e grupos que não querem deixar passar esta oportunidade sem manifestarem a sua solidariedade por todos os homens, mulheres e crianças impossibilitados de viver a sua fé em total liberdade. Exemplo disso, a paróquia do Campo Grande, em Lisboa, está a organizar um momento de oração vocacionado especialmente para os jovens.

Com esta iniciativa, a Fundação AIS procura dar um sinal de que no nosso país os cristãos perseguidos não são esquecidos.

Além de Portugal, outros países associaram-se já a esta iniciativa da Fundação AIS
numa campanha global conhecida como Red Wednesday. É o caso da Alemanha, Chile, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Reino Unido, Áustria, Holanda, Eslováquia, Filipinas e Itália.

A Fundação AIS vai também dedicar este ano, em Portugal, a sua Campanha de Natal em favor dos Cristãos perseguidos em África, continente que tem sido palco de violência crescente contra esta comunidade religiosa, nomeadamente na Nigéria, Sudão do Sul, Camarões ou República Centro-Africana.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Portugal