Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

23-12-2019

BÓSNIA E HERZEGOVINA: Ajuda ao Centro Pastoral Juvenil em Sarajevo

Os Católicos são uma minoria na Bósnia e Herzegovina, apenas 14% e a diminuir. Já durante a guerra da Bósnia, de 1992 a 1995, metade da população católica foi expulsa ou forçada a emigrar. Mas mesmo hoje, muitos e muitos católicos estão a deixar o país todos os anos porque não vêem qualquer futuro para si próprios face à discriminação na procura de trabalho, nas escolas e na vida social em geral. Os bispos católicos queixam-se há anos que as famílias católicas croatas que estariam dispostas a regressar, não estão a ser apoiadas como mereciam. Ao mesmo tempo há uma evidente islamização da sociedade, o que já é visível externamente no modo como numerosas novas mesquitas estão a ser construídas.

A Igreja Católica ainda está a tentar trabalhar por um melhor futuro, por meio do seu trabalho de reconciliação entre todos os grupos étnicos e através das suas escolas e obras de caridade, as quais estão abertas a todos os grupos étnicos. Simultaneamente, a Igreja esforça-se por oferecer oportunidades estáveis de trabalho que irão proporcionar às famílias perspectivas para o futuro.

Um belo exemplo deste trabalho de reconciliação é o Centro Juvenil João Paulo II em Sarajevo, o qual também oferece um leque de iniciativas para promover o diálogo inter-religioso e inter-denominacional.

Todos os anos milhares de jovens beneficiam do vasto leque de programas oferecidos pelo centro, regressando com grande energia e entusiasmo às suas próprias paróquias a fim de trabalharem com a fé renovada por um melhor futuro. Ao mesmo tempo, o centro pode oferecer emprego, na modalidade de 10 postos a tempo inteiro e 10 a tempo parcial, providenciando assim a estes homens e mulheres um rendimento estável e um futuro para as suas famílias. E, adicionalmente, há 300 voluntários que ajudam conforme o necessário. O centro oferece cursos de formação para chefes de grupos, exercícios espirituais para crismandos, voluntários, acólitos e outros grupos de jovens, como também programas ecuménicos em que os jovens de diversas religiões podem envolver-se, aprendendo a assumir responsabilidade partilhada por um melhor futuro na sociedade em que vivem. Os participantes não só vêm da Arquidiocese de Sarajevo (Vrhbosna), mas de todo país.

Também se organizam outros grandes eventos como, por exemplo, a grande peregrinação de jovens em Maio ao santuário de Nossa Senhora em Kondzilo, na qual participaram mais uma vez este ano mais de 3.000 jovens. Há um festival de música, com música cristã moderna e uma Via Sacra para jovens, que reúnem centenas de jovens vindos das paróquias.

A AIS apoia o valioso trabalho deste centro para jovens com o nome do grande Papa S. João Paulo II, que tinha tão grande afeição pelos jovens e que foi o primeiro a estabelecer a Jornada Mundial da Juventude durante o seu pontificado.

Este ano apoiamos novamente, com uma contribuição de 25.000 €.

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Bósnia Herzegovina

Programação da Fundação AIS na televisão e rádio