Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

24-12-2019

FILIPINAS: Bombas explodem junto a Catedral de Cotabato, na ilha de Mindanao, provocando 22 feridos

Duas bombas explodiram nas imediações da Catedral da Imaculada Conceição de Cotabato, na Ilha de Mindanao, no domingo passado causando pelo menos 22 feridos.

Um dos engenhos – aparentemente uma granada – provocou a maioria dos feridos, entre os quais 12 soldados que se encontravam no local integrados numa vasta medida de segurança dos templos religiosos nesta altura festiva do Natal. A outra bomba causou apenas ferimentos num transeunte.

Citado pela agência Fides, o padre Zaldy Robles que estava a celebrar no momento da explosão, referiu que “as pessoas” que estavam na rua, ficaram “em pânico e refugiaram-se na igreja”. Para o sacerdote, o ataque foi “um acto cobarde nas vésperas do Natal”.

As autoridades registaram também a explosão de uma terceira bomba na cidade de Upi, que pertence à província de Maguindanao, causando dois feridos. Citado pela Al Jazeera, o responsável militar na região, o major Arvin Encinas, não descartou “a possibilidade” de grupos jihadistas “estarem por trás” dos ataques.

Recorde-se que, em Maio de 2017, centenas de homens armados ligados ao Daesh, o auto-proclamado Estado Islâmico, atacaram a cidade de Marawi, ocupando e destruindo bairros inteiros e provocando uma batalha com o exército que durou cerca de cinco meses e deixou mais de mil mortos e milhares de deslocados.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Filipinas