Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

2-1-2020

INDONÉSIA: Comunidade cristã proibida de festejar o Natal em duas aldeias na província de Sumatra Ocidental

Em duas aldeias situadas na província indonésia de Sumatra Ocidental, as autoridades proibiram os cristãos de festejar o Natal invocando legislação que impõe celebrações religiosas apenas em locais de culto reconhecidos oficialmente.

Desta forma, as famílias cristãs viram-se impedidas de celebrar o nascimento de Jesus em suas casas. Como alternativa, as autoridades disponibilizaram transporte para uma igreja situada a cerca de 120 quilómetros de distância, oferta que foi, no entanto, rejeitada.

Citado pela agência de notícias Asianews, Trisila Lubis, líder da igreja em Kampung Baru – uma das duas aldeias visadas pelas autoridades –, declinou a oferta do transporte até à igreja, situada na região de Sawahlunto, pois isso “não é uma solução para a longa batalha dos cristãos” nesta província da Indonésia.

Tanto os católicos de Kampung Baru como a comunidade protestante de Sungai Tambang têm lutado pela possibilidade de construção de igrejas nas suas aldeias, mas não têm conseguido ultrapassar todos os requisitos legais necessários para a respectiva aprovação, nomeadamente a assinatura de pelo menos 60 cidadãos não pertencentes às suas comunidades religiosas.

As autoridades negam, porém, qualquer restrição à liberdade de culto. No entanto, segundo responsáveis de uma organização de defesa dos direitos humanos, o Centro de Estudos Intercomunitários, “é generalizada a discriminação de grupos religiosos minoritários” em Sumatra Ocidental.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Indonésia