Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

7-1-2020

ETIÓPIA: Uma nova capela para a aldeia

A Paróquia de Nossa Senhora, em Shebo, situa-se no vicariato de Gambella, no oeste distante da Etiópia. Durante a seca devastadora de 1985, o regime marxista de Mengistu Haile Mariam reinstalou aí grande parte da população vinda de outras regiões do país, incluindo no território da actual Paróquia de Shebo. Prometeu-se às pessoas uma vida melhor, mas as suas expectativas foram amargamente desapontadas. Foi para ajudar estas pessoas desiludidas e em sofrimento que, de facto, a Paróquia de Shebo foi criada.

Actualmente, a paróquia conta com cinco capelas, uma dos quais tem o nome poético de Aldeia 9… dista cerca de 16 km do centro principal da paróquia e é uma comunidade dinâmica, com 700 fiéis católicos e outras 62 pessoas que se preparam para o baptismo.

Há 15 anos, a comunidade católica construiu aqui uma pequena capela de lama com um telhado de madeira. Contudo, ao longo dos anos, o mesmo foi carcomido pelas térmitas, e recentemente o telhado foi destruído pelo vento. O edifício está tão danificado que já não se pode usado.

E, mesmo assim, para os fiéis católicos da região, a capela é um lugar que lhes é muto querido. Para eles uma igreja é como uma ponte entre a vida na terra e a vida eterna no Céu. Eles têm pedido continuamente ao pároco, Pe. Netsanet Yadeta, para construir uma nova capela, mas até ao momento nada aconteceu, pois as pessoas não têm recursos. Escreve o Pe. Yadeta, “Eles são pobres, mas ricos em fé. Eles têm uma fé forte e insistem que é somente graças à ajuda de Deus que conseguem lidar com todas as dificuldades das suas vidas.”

Além disso, é impossível providenciar catequese durante a época das chuvas, pois não há abrigo onde as pessoas se possam reunir.

A Fundação AIS prometeu à paróquia uma contribuição de 30.000 € para que finalmente possam construir uma capela nova e permanente.

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Etiópia

Programação da Fundação AIS na televisão e rádio