Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

7-1-2020

SRI LANKA: Ajuda para os cuidados continuados dos sobreviventes traumatizados nos ataques terroristas da Páscoa de 2019, e das suas famílias

A manhã de Domingo de Páscoa de 2019 ficará para sempre uma memória horrível para muitos no Sri Lanka. Naquele dia, uma série de ataques suicidas em três igrejas cristãs e três hotéis colheu a vida de cerca de 300 pessoas e mais de 500 ficaram feridas.

Naquele dia reuniram-se centenas de pessoas na Igreja Católica de São Sebastião, em Negombo, na Igreja Católica de Santo António, em Colombo – também um local popular de peregrinação – e numa Igreja Protestante a cerca de 250 km da capital, na cidade de Batticaloa, para celebrar a liturgia pascal. Foi aqui, nestas igrejas completamente cheias, que a maioria das vítimas foi morta.

A Arquidiocese Católica de Colombo veio imediatamente em socorro dos feridos e dos enlutados, cuidando das suas feridas, sepultando os mortos e providenciando ajuda de emergência conforme necessário. Contudo, as feridas espirituais e psicológicas ainda continuam bem profundas. Os que sobreviveram ao ataque em muitos casos estão profundamente traumatizados e os familiares dos que foram mortos continuam a sofrer uma profunda mágoa e tristeza. Além disso, persiste o receio de que mais ataques possam ainda ocorrer a qualquer altura. Muitos vivem num estado de profunda angústia. A Arquidiocese de Colombo quer ajudar as pessoas que sofrem com aconselhamento, terapia de trauma e acompanhamento pessoal para que possam encontrar a cura para as suas feridas espirituais. Principalmente as crianças que sobreviveram aos ataques necessitam de recuperar a sua confiança na vida e não serem condenadas a viver eternamente à sombra destes horríveis acontecimentos.

O plano é de formar 300 conselheiros que possam providenciar ajuda profissional às famílias afectadas. Ao mesmo tempo, os orientadores de grupos de jovens e outros que trabalham com as vítimas serão formados na percepção dos problemas e ensinados a reconhecer os sintomas de trauma.

A Fundação AIS está a apoiar com 82.000 €.

Donativo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Sri Lanka

Programação da Fundação AIS na televisão e rádio