Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

11-1-2020

NIGÉRIA: Quatro seminaristas sequestrados após ataque de grupo armado a seminário em Kakau, no estado de Kaduna

Quatro seminaristas católicos foram sequestrados por um grupo armado que atacou o seminário maior do Bom Pastor, situado na localidade de Kakau, estado de Kaduna, na noite de quarta-feira, dia 8 de Janeiro.

Um responsável pelo seminário confirmou já o incidente afirmando desconhecer o paradeiro dos quatro estudantes. “É verdade”, disse o padre Kinsley, numa declaração enviada entretanto para a Fundação AIS. “Estamos em estado de choque e tememos o pior.”

Estes responsável adiantou também que, “até ao momento”, não houve “qualquer contacto por parte dos sequestradores”. E lançou um apelo: “por favor, rezem pelos rapazes!”

Também segundo o padre Joel Usman, citado pela imprensa local, “bandidos armados” atacaram o seminário, situado na estrada Kaduna-Abuja, “entre as 22:30 e as 23 horas” e que depois, após contagem dos estudantes, o que aconteceu já na presença de “agentes das forças de segurança”, concluiu-se pelo desaparecimento dos quatro seminaristas.

Há relatos de que os atacantes, que envergavam camuflados militares, chegaram a fazer alguns disparos “em estudantes, professores e funcionários”, segundo o relato do padre Usman, e terão sequestrado os seminaristas que se encontrariam já nos respectivos quartos.

O alerta dado às autoridades, que fizeram avançar para o local uma equipa de reacção rápida, terá evitado que mais estudantes fossem sequestrados.

O ataque ao seminário mereceu já um comentário de preocupação por parte do Presidente Internacional da Fundação AIS. “A situação de segurança na Nigéria é catastrófica”, afirmou Thomas Heine-Geldern, referindo-se a “gangues criminosos” que aproveitam “a situação caótica” em algumas regiões do país para lançar os seus ataques contra as populações civis.

Heine-Geldern exigiu que o governo tome medidas urgentes para proteger a vida e a propriedade das pessoas. E fez um paralelismo com “a situação no Iraque antes da invasão” dos jihadistas do auto-proclamado Estado Islâmico. No Iraque, recordou o Presidente Internacional da AIS, “os cristãos foram assaltados, sequestrados e mortos sem nenhuma protecção do Estado. É necessário que os cristãos na Nigéria não sofram o mesmo destino. O governo deve agir antes de ser tarde demais.”

Para Thomas Heine-Geldern, o sequestro destes quatro seminaristas é um “acto cruel”, tendo apelado “à consciência” dos raptores para a libertação dos jovens, pedindo as “orações de todos”. O Responsável internacional da Fundação AIS lembrou ainda o sofrimento por que estão a passar as famílias e os colegas e professores do seminário perante a ausência de notícias destes quatro seminaristas.

Este ataque, contra uma instituição da Igreja Católica ocorre 13 dias depois do bárbaro assassinato de uma dezena de cristãos por elementos de um grupo terrorista associado ao Estado Islâmico no estado de Borno, situado também no norte da Nigéria. Num vídeo posto a circular na Internet logo após o Natal, no dia 26 de Dezembro, é possível ver dez homens a serem decapitados enquanto um décimo primeiro refém, identificado como muçulmano, era assassinado a tiro.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Nigéria