background image

Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

Detalhe

16-1-2020

REP. DEM. CONGO: Ajuda para um curso de formação de dois anos para 10 catequistas e suas famílias no centro de formação “Mobokoli”



Na República Democrática do Congo, como quase na maioria dos países africanos, os catequistas têm um papel vital na transmissão da fé. Na Diocese de Lolo, no norte do país, a vida da Igreja praticamente cessaria se não fossem os catequistas que vivem e trabalham lado a lado com os fiéis nas aldeias e os encorajam a reunir-se para as orações e o estudo da fé, pois muitas destas paróquias abrangem vastas áreas, frequentemente de difícil acesso. Os poucos padres disponíveis têm de percorrer longas distâncias a pé, às vezes atravessando riachos com água pela cintura, para chegarem às populações das aldeias. Assim, é impossível visitarem as aldeias com a frequência necessária para instruir e guiar os fiéis. Mas os catequistas leigos estão sempre disponíveis e presentes nas aldeias.
 
Na Diocese de Lolo existe um centro de catequese onde os catequistas leigos podem adquirir uma formação sólida para este serviço precioso que prestam, também actualizando e renovando regularmente os seus conhecimentos. A formação básica para estes catequistas dura dois anos. Como geralmente eles já têm família, as suas esposas e filhos acompanham-nos. Assim, a diocese providencia alojamento básico para toda a família. Enquanto os pais estudam, os filhos frequentam a escola e a diocese cobre o custo e providencia o material de ensino e os uniformes escolares. E, ao mesmo tempo, as suas esposas também seguem um variado leque de cursos, por exemplo, costura, ciências domésticas, alfabetização, e também cursos básicos de estudos da Bíblia e moral.
 
A finalidade é providenciar aos futuros catequistas uma formação, tanto teórica como prática em estudos pastorais e na proclamação da fé católica. Para o Bispo Jean-Bertin Nadonye Ndongo a formação dos catequistas é um projecto que lhe é muito querido e ele tem a certeza que a sua formação melhorada tem dado um “novo ímpeto” à diocese, sendo uma “fonte de inspiração” para todos eles. Mas a necessidade de catequistas bem formados ainda é urgente e por isso ele pediu o nosso apoio para a formação de mais 10 catequistas e suas famílias. 

 

 

Prometemos-lhe 13.000 €.

  

Donativo »

 


 

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.  

 

 

 






*Sem Comentários
deixar comentario
Mês:
 

Programação da Fundação AIS na televisão e rádio


01-01-2020

catalogo