Dê aos cristãos

a oportunidade de voltar para casa

Ásia
   Muçulmanos
   Cristãos
   Outras Religiões
   Drusos
Católicos Baptizados
1.836.000
Circunscrições Eclesiásticas
Superfície
População
4.254.583
Refugiados
Desalojados
Líbano

Ao nível institucional, não houve alterações ao estatuto da liberdade religiosa ou à natureza confessional do Estado libanês.

Alguns movimentos sociais e políticos são a favor da separação total entre o Estado e a religião, o que levaria a uma remoção do estatuto confessional da instituição do Estado. No entanto, alguns líderes cristãos opõem-se a essa reforma, excepto se os muçulmanos forem alvo de uma genuína transformação cultural. O seu receio é de que essa mudança possa permitir que os muçulmanos assumam o controlo de todas as instituições do Estado e que venham a dominar a administração pública, uma vez que o seu peso demográfico é maior do que o dos cristãos.

Ainda assim, foi dado um passo em frente em direcção a um maior secularismo em 2009, quando o ministro do Interior Ziyad Baroud deu aos cidadãos libaneses o direito de deixarem de referir a sua filiação religiosa nos registos estatísticos vitais. A filiação religiosa já tinha sido retirada dos documentos de identificação imediatamente após a guerra civil de 1990, porque muitos libaneses tinham sido detidos ou assassinados com base nos seus documentos de identificação durante o conflito.

Beshara Rai, Bispo de Jbeil-Byblos, tornou-se no primeiro patriarca maronita a 15 de Março de 2011. Diversos líderes dos muitos grupos religiosos do país expressaram satisfação pela escolha. O primeiro-ministro libanês Naguib Miqati acolheu com alegria a notícia da eleição do novo bispo. Depois da sua visita à Sé Patriarcal em Bkerké, disse: “Desejamos o melhor ao novo patriarca, esperando que ele seja capaz de servir o Líbano e o seu povo e contribuir para uma maior unidade nacional, porque essa é a base da existência da nação.”

Muhammad al-Sammak, conselheiro do jurisconsulto supremo do Líbano, descreveu o novo patriarca como “um pioneiro no trabalho pela unidade cristã e libanesa. Ele tem uma grande cultura ecuménica e uma grande fé na unidade cristã.” (1)

Em Junho de 2011, o Patriarca Rai convocou trinta e quatro líderes políticos maronitas do partido no Governo e da oposição para discutir a separação da religião em relação à política, a “defesa” das terras cristãs, uma maior representação cristã nas instituições públicas e a promoção do bem comum para “a melhoria do país, da sociedade e do Governo”. Foi também criado um comité para promover futuros encontros. (2)

Uma cimeira cristã-muçulmana realizou-se a 27 de Setembro de 2011 em Dar El-Fatwa, a residência oficial do jurisconsulto supremo (Sunita) do Líbano, o Xeque Muhammad Rashid al-Qabbani. Os participantes concentraram a sua discussão na situação na Síria, especificamente no perigo de o país cair nas mãos de movimentos extremistas, e no que isso pode representar para a sobrevivência da comunidade cristã da Síria. O Patriarca greco-católico melquita Gregorios III Laham foi o único representante sírio. O Patriarca maronita organizou a cimeira na sequência da que foi realizada a 16 de Maio de 2011 em Bkerké, sede do Patriarcado.

O comunicado de imprensa final referiu que “a presença de cristãos no Médio Oriente é uma presença histórica e autêntica e o seu papel em diferentes países é essencial e necessário”. O comunicado focou ainda a necessidade de “proteger os movimentos emancipatórios que existem agora no mundo árabe de tendências que mudariam a sua natureza e levantariam preocupações. É necessário permanecer agarrado à natureza secular do Estado, baseada na cidadania.” Finalmente, o comunicado de imprensa referiu que “toda a interferência estrangeira nos assuntos internos da região deveria ser proibida, assim como todos os tipos de opressão e violência”. (3)

Numa conferência realizada a 18 de Novembro organizada pela Universidade do Espírito Santo, que é filiada na Ordem Maronita libanesa, o Patriarca maronita, Mons. Beshara Rai, falou na presença de membros do Parlamento Europeu, da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, do Parlamento libanês e da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia. No seu discurso, incitou os participantes a terem cuidado com a “Primavera Árabe”, que ele receia que leve a “conflitos confessionais, a regimes mais duros e a uma divisão confessional da região”.

O Mons. Gabriele Caccia, Núncio Apostólico no Líbano, esteve na conferência. No seu discurso, reiterou a vocação do Líbano para a unidade na diversidade. Embora seja “um país pequeno, pode ser comparado a um laboratório”, disse. “Num mundo que se está a tornar cada mais multicultural, multiétnico e multiconfessional, a experiência do País dos Cedros é confortante. Dá-nos força, pois mostra que um mundo que respeita a dignidade humana e a pluralidade das tradições culturais baseadas na liberdade religiosa e na liberdade de consciência não é apenas um sonho pelo qual lutar, mas também uma realidade possível que já se concretiza em parte.” Neste sentido, “A reconstrução de uma sinagoga no centro de Beirute é um sinal eloquente de esperança para um futuro no qual a paz foi finalmente alcançada”, acrescentou.

A 28 de Novembro de 2011, Bento XVI recebeu em audiência o primeiro-ministro libanês Najib Miqati. Nessa ocasião, o primeiro-ministro convidou o Santo Padre a visitar o país do Médio Oriente, (4) viagem que o Papa realizou com grande sucesso em Setembro de 2012.

(1)  “Béchara Raï, una nuova speranza per i maroniti”, in Zenit.org, 23 de Março de 2011.
(2)  “Lebanese Christians seek unity despite political differences”, in AsiaNews, 2 de Junho de 2011.
(3)  JPG, “Muslim-Christian Summit in Beirut on Syria: No to the Islamic Radical Drift,” AsiaNews, 28 de Setembro de 2011.
(4)  Zenit.org, 29 de Novembro de 2011.