<
background image

Dê aos cristãos

a oportunidade de voltar para casa

Saiba mais

 
África
Array
   Muçulmanos
   Animistas
   Outras Religiões
   Cristãos
Católicos Baptizados
1734000
Circunscrições Eclesiásticas
13
Superfície
274.200
População
15.730.977
Refugiados
546
Desalojados
Burkina Faso

 

A Constituição reconhece o direito à liberdade religiosa e o Estado protege o direito de cada cidadão professar a religião da sua escolha. As organizações religiosas têm de se registar e a falta desse registo é passível de multa. Durante o período avaliado neste relatório, a nenhum grupo religioso foi negado o registo.

As escolas públicas não proporcionam instrução religiosa, mas os vários grupos religiosos podem criar as suas próprias escolas, com o Governo a supervisionar a validade académica dos seus currículos. A Igreja Católica gere trinta e oito jardins-de-infância, com 2643 alunos; 108 escolas primárias, com 23014 alunos; cinquenta e oito escolas do segundo e terceiro ciclos, com 19876 alunos (Fides, 20 de Março de 2010, citando o Anuário Estatístico da Igreja).

Grande parte da população ainda segue as convicções e rituais tradicionais, frequentemente professados de uma forma sincretista, juntamente com outras religiões. Sobretudo em zonas rurais, os habitantes expulsam por vezes as anciãs suspeitas de serem bruxas. A Igreja Católica financia o Centro Delwende, o qual aloja estas mulheres, acolhendo ainda pessoas sem-abrigo. O Estado, bem como outras organizações religiosas e leigas privadas, também gere e financia alguns centros semelhantes.




« Voltar