<
background image

Dê aos cristãos

a oportunidade de voltar para casa

Saiba mais

 
África
Array
   Cristãos
   Animistas
   Muçulmanos
   Outras Religiões
Católicos Baptizados
4.699.000
Circunscrições Eclesiásticas
23
Superfície
475.442
População
19.406.100
Refugiados
100.373
Desalojados
Camarões

 

A liberdade religiosa e o Estado secular foram decretados no preâmbulo da Constituição, que não foi alterada desde 1972,  e são respeitados pelas autoridades. Os grupos religiosos são obrigados a registar-se para desempenharem quaisquer actividades e não podem operar sem reconhecimento, embora na prática vários grupos religiosos de menor dimensão continuem a fazê-lo, pois os procedimentos de registo podem ser muito demorados.

Existe grande tolerância religiosa neste país, onde há coexistência de grupos islâmicos e cristãos sem problemas de maior e organização de cerimónias de oração comuns, embora tenha por vezes havido relatos de tensões ao nível local.

O Estado permite as escolas privadas geridas por grupos religiosos, tanto cristãos como muçulmanos, e também lhes concede apoios. Existem igualmente universidades geridas por organizações religiosas.

A prática de bruxaria é considerada um crime quando se destina a influenciar as pessoas de modo a obter dinheiro. Contudo, as práticas religiosas tradicionais não são consideradas crime. Mesmo assim, a população tem comportamento discriminatório, mandando embora mulheres mais velhas acusadas de serem bruxas e mesmo crianças afectadas por deficiências físicas ou mentais, ou outras características “diferentes”.
 



« Voltar