Corrente de Oração

06 - Ago

Dia de oração pelos Cristãos perseguidos

Há seis anos, em Agosto de 2014, houve um ataque de enorme magnitude contra os Cristãos do Iraque. Por causa disso, e porque há datas que não podem cair no esquecimento, a Fundação AIS convoca os Portugueses, uma vez mais, para rezarem pelos Cristãos perseguidos.

Não deixar cair no esquecimento é o propósito principal da proposta de oração pelos Cristãos perseguidos para a próxima quinta-feira, dia 6 de Agosto. Nessa data, há precisamente seis anos, milhares de cristãos foram forçados a fugir, quando as terras onde sempre viveram, as suas aldeias e vilas na Planície de Nínive, no Iraque, foram invadidas pelo Daesh, os jihadistas do auto-proclamado Estado Islâmico.

Essa data, poderosamente simbólica, passou a ser assinalada como “Dia de Oração pelos Cristãos perseguidos”. Este ano, por causa da pandemia do coronavírus não vamos organizar nenhuma acção em concreto, mas isso não significa que não recordemos os Cristãos perseguidos, que não rezemos por eles. Por isso, a Fundação AIS lança o desafio a todos os Portugueses para lembrarem, num momento de oração, todos os que foram e são perseguidos por causa da sua fé.

D. Louis Raphael Sako, Patriarca dos Cristãos Católicos Caldeus, escreveu esta pequena oração que se tornou também a nossa oração pelos Cristãos perseguidos:

Senhor Jesus Cristo,
Vós nos ensinaste a rezar ao Pai em Vosso nome, e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos, nós receberíamos.

Por isso, nos dirigimos a Vós com total confiança, pedindo a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais.

Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a vós a nossa sobrevivência e nosso futuro.

Ajuda-nos, Pai,
Em nome do Teu Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem.

Em Canã, a Mãe de Jesus foi a primeira a reparar que não havia vinho. Por intercessão de Maria, pedimos-Te, Pai, para mudar a nossa situação - como vosso filho transformou a água em vinho - da morte para a vida.
Ámen

(Cardeal Patriarca Caldeu Louis Raphael Sako, Bagdade, Iraque)

Aponte na sua agenda: Dia 6 de Agosto, lembre-se dos Cristãos perseguidos. Reze por eles. Reze em casa, em família, na paróquia, no seu movimento. Reze.  Os Cristãos perseguidos não podem ser esquecidos.

Veja o VÍDEO da Jornada

Descarregue aqui o CARTAZ