Documentários

02 - Set

VENEZUELA | Documentário AIS na RTP

Durante o mês de Agosto, a Fundação AIS juntamente com a Agência Ecclesia irá transmitir cinco documentários sobre o trabalho missionário da Igreja perseguida e necessitada em várias partes do mundo. Os documentários serão transmitidos no programa "A Fé dos Homens", da Ecclesia, na RTP 2, pelas 15h00. O quinto e último documentário será transmitido na quarta-feira, dia 02 de Setembro de 2020.

VENEZUELA
PINCELADAS DA MISSÃO EM ORENOCO

O “soberbo” Orenoco, como lhe chamou o escritor francês Júlio Verne, é um dos rios mais importantes da América do Sul, que nasce e corre principalmente pela Venezuela, e é o terceiro mais caudaloso do mundo. Desagua no Atlântico, no estado Delta Amacuro, sendo Tucupita a cidade mais povoada. É o segundo estado menos habitado da Venezuela, o que é fácil de entender, pois os seus mais de 40.000 km2 são quase só água e floresta.

"Orenoco", que significa "tecido de águas", referindo-se ao Delta do Orenoco: uma complexa rede aquática de centenas de canais e dezenas de embocaduras que se cruzam como um labirinto. Os primeiros habitantes foram e são os Warao, que actualmente são cerca de 5000, muitos dos quais trocaram os canais, o seu habitat original, pela cidade.

Os missionários capuchinhos chegaram no início do séc. XX, estabelecendo o primeiro centro missionário com a missão Caroní, em Araguaimujo, em 1925, impulsionados pelo Governo que os via como o único meio para garantir as suas fronteiras num território até então inóspito e remoto. Em 1954, a missão Tucupita separou-se formalmente de Caroní, que até então era um enorme território que incluía a Gran Sabana, o Delta Amacuro e parte do Estado Bolívar.

Produção: CRTN/Fundação AIS(ACN)

PROGRAMAÇÃO: