Lançamento

20 - Abr

Apresentação Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo 2021

Disponível em: www.acninternational.org/religiousfreedomreport

O Relatório 2021 sobre Liberdade Religiosa no Mundo, produzido pela Fundação AIS procura dar um novo impulso à defesa da dignidade humana.
Este é o único estudo de uma instituição da Igreja Católica em que se aborda a observância e o respeito por este direito humano fundamental em todos os 196 países do mundo.

A apresentação oficial em Portugal será em directo, VIA ZOOM  (com o apoio da Agência Ecclesia)

20 ABRIL (terça-feira)
11H00

Com apresentação de Dr. Guilherme d'Oliveira Martins, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian

Este Relatório, que vai já na 15ª edição e que tem vindo a ser publicado regularmente de dois em dois anos desde 1999, será apresentado oficialmente em Lisboa em simultâneo com outras capitais onde existem secretariados da Fundação AIS. Será o caso, entre outras cidades, de Roma, Paris, Madrid, São Paulo, Londres, Berlim, Toronto e Manila.

O Relatório inclui um mapa mundial em que os países são classificados de acordo com o nível de discriminação religiosa e de perseguição.

Pela primeira vez, o Relatório contém também seis análises regionais, nas quais os 196 países foram subdivididos e que permitem tirar conclusões importantes sobre a violação deste direito fundamental. Outra novidade é a classificação dos países numa nova categoria, “sob observação”, que inclui os Estados onde a prática da liberdade religiosa começa a revelar-se ameaçadora.

Este Relatório, produzido por mais de três dezenas de autores, procura sublinhar a importância da liberdade religiosa, consagrada na Carta Universal dos Direitos Humanos no seu artigo 18º, assim como alertar para os sérios reveses que se têm vindo a verificar em várias regiões do globo. As questões religiosas estão na base de processos de discriminação, exclusão e perseguição de milhões de pessoas de todas as crenças em muitos países.

O documento que vai ser divulgado a 20 de Abril é o resultado de um extenso trabalho de investigação que inclui peritos independentes e equipas em universidades e centros de estudo em diversos continentes. Estas equipas analisaram ao longo dos últimos dois anos, segundo critérios objectivos e uma metodologia precisa, todos os 196 países do mundo.

O relatório é dirigido essencialmente a jornalistas, académicos, cientistas, políticos – crentes e não crentes – , procurando sublinhar a importância da liberdade religiosa para a dignidade humana e o desenvolvimento das sociedades.

#StandUpForReligiousFreedom