1 Milhão de crianças rezam o Terço

18 de Outubro rezar o Terço pela paz

A Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) convida todos a participarem num acontecimento extraordinário que se realiza a 18 de Outubro: ”1 milhão de crianças rezam o Terço”. Falámos com o Padre Martin Barta, assistente espiritual da ACN Internacional, sobre esta iniciativa de oração.

1 Milhão de Crianças rezam o Terço

Chama-se Maria. Chamamos-lhe “Nossa Senhora” e “Mãe de Deus” mas, se quisermos, também podemos chamá-la de “Mãe” ou “Mãezinha”, porque ela é realmente nossa mãe.

Podes contar-lhe tudo, e Ela ficará muito feliz se lhe pedires alguma coisa, porque assim poderá ajudar-te. Podes rezar pela tua família, pelos teus pais, pelos teus irmãos e irmãs, pelos teus amigos e até por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Mas Ela também precisa de ti! Por isso, podes também ajudá-la com as tuas orações para Ela nos proteger.

A ideia para esta iniciativa surgiu no ano de 2005 num santuário em Caracas, capital da Venezuela. Quando várias crianças aí rezavam o terço, algumas das mulheres presentes sentiram uma profunda experiência da presença da Nossa Senhora. Uma delas pensou logo numa promessa do Padre Pio: “Quando um milhão de crianças rezarem o terço, o mundo irá mudar.”

O principal objectivo da iniciativa é mostrar que a oração confiante das crianças atinge, como uma flecha, directamente o coração de Deus e, por isso, tem um poder tão grande. Assim, a oração do Rosário pelas crianças para a paz e unidade nas famílias, no país e no mundo inteiro é realmente eficaz. O Santo Papa João Paulo II escreveu na sua Carta Apostólica sobre o Rosário: “O Rosário é, por natureza, uma oração orientada para a paz. Precisamente porque esta oração consiste na contemplação de Cristo, que é a «nossa paz». Assim, o Rosário é oração de paz também pelos frutos do amor que produz. Pelas suas características de petição insistente e comunitária, em harmonia com o convite de Cristo para orar sempre, permite-nos ter esperança de que, também hoje, se possa vencer uma “batalha” tão difícil como é a da paz.

É por isso que nos dirigimos a vós com esta preocupação, para que se ajude a preparar e a incentivar crianças em escolas e creches, em hospitais e orfanatos, em grupos de oração e até mesmo em casa, onde quer que as crianças estejam juntas, para que rezem o Rosário juntamente com centenas de milhares delas no mundo inteiro, no dia 18 de Outubro.

Nos últimos anos, centenas de milhares de crianças participaram nesta iniciativa e recebemos muitos testemunhos impressionantes de todo o mundo. Não só a alegria de ver as crianças a rezar foi um acontecimento extraordinário mas também muitos colaboradores ficaram eles próprios tocados pela graça da oração e começaram a dar ao terço um lugar permanente nas suas vidas.

COMO REZAR O TERÇO