Papa Francisco Mês de Maio

Proposta de Oração do Papa Francisco para o mês de Maio

REZAR COM SIMPLICIDADE

A Fundação AIS associa-se à proposta do Papa Francisco para o mês de Maio:
redescobrir a beleza de rezar o Terço em casa.

Juntos ou sozinhos, o importante é levar em consideração “um segredo”: a simplicidade.

Para tal, oferece-nos esta oração que ele mesmo rezará no final do Terço, para estar espiritualmenteunido a nós.

“Queridos irmãos e irmãs, contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta provação. Eu rezarei por vocês, especialmente pelos que mais sofrem, e vocês, por favor, rezem por mim. Agradeço-vos e abençoo-vos de coração.”

Eis as orações propostas pelo Santo Padre:

ORAÇÃO A MARIA
(I)

Ó Maria,
Vós sempre resplandeceis sobre onosso caminho como um sinal
salvação e de esperança.
Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos, que permanecestes,
junto
da cruz, associada ao sofrimento de Jesus,
mantendo firme a vossa fé.

Vós, Salvação do Povo Romano, sabeis do que precisamos
e temos a
certeza de que no-lo providenciareis
para que, como em Caná da Galileia,
possa voltar a alegria e a festa depois desta provação.
Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor, aconformar-nos com a vontade do Pai
e a fazer aquilo que nos disser Jesus, que assumiu sobre Si as nossas enfermidades
e carregou as nossas dores para nos levar, através da cruz,
à
alegria da ressurreição. Ámen.

À vossa protecção, recorremos, Santa Mãe de Deus;
não desprezeis
as nossas súplicas na hora da prova
mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

ORAÇÃO A MARIA (II)

«À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus».

Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção.

Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados duma maneira que fere a alma. Sustentai aqueles que estão angustiados por pessoas enfermas de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infundi confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências sobre a economia e o trabalho.

Mãe de Deus e nossa Mãe, alcançai-nos de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e volte um horizonte de esperança e paz. Como em Caná, intervinde junto do vosso Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e abra o seu coração à confiança.

Protegei os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na vanguarda arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanhai a sua fadiga heroica e dai-lhes força, bondade e saúde.

Permanecei junto daqueles que assistem noite e dia os doentes, e dos sacerdotes que procuram ajudar e apoiar a todos, com solicitude pastoral e dedicação evangélica.

Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e mulheres de ciência, a fim de encontrarem as soluções justas para vencer este vírus.

Assisti os Responsáveis das nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e económicas com clarividência e espírito de solidariedade.

Maria Santíssima tocai as consciências para que as somas enormes usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, antes, destinadas a promover estudos adequados para prevenir catástrofes do género no futuro.

Mãe amadíssima, fazei crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na certeza do vínculo que une a todos, para acudirmos, com espírito fraterno e solidário, a tanta pobreza e inúmeras situações de miséria. Encorajai a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.

Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.

Confiamo-nos a Vós, que resplandeceis sobre o nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Ámen.

CONVITE À ORAÇÃO

Folha de Oração Mensal