Meios de Comunicação

A Fundação AIS apoia o apostolado através dos meios de comunicação social de inspiração cristã, contribuindo, assim, para a criação e manutenção de estações de rádio e de televisão, e produção de programas em registo áudio e vídeo, além da imprensa escrita, agências noticiosas, espaços de divulgação na Internet, contribuindo ainda para a formação de profissionais nestas áreas.

Os meios de comunicação actuais - imprensa escrita, rádio, televisão e Internet - são um factor de evangelização essencial e uma forma de aproximação da Igreja às populações. Nalguns países, eles são mesmo a única forma de contacto entre os párocos e os seus paroquianos. Há também os casos dos regimes ditatoriais que dificultam e censuram o acesso à informação. Aí, os jornais, as rádios, a televisão e a Internet são a única forma de ligação com o exterior. Além disso, têm um papel social e educacional fundamental, contribuindo para a formação básica das populações. Num mundo cada vez mais descristianizado e desumanizado, os meios de comunicação são uma importante forma de divulgação da mensagem cristã.

Apoio a estações de rádio

As estações de rádio são um instrumento precioso na divulgação do Evangelho nas mais diversas situações: nas regiões montanhosas, onde as dificuldades de acesso significam que um sacerdote raramente pode estar presente; nos países de forte influência islâmica, de forma a promover o diálogo inter-religioso; nos países onde é necessário contrapor a linguagem cristã à grande força das seitas e na re-evangelização das populações dos países de influência ateia. O nosso projecto mais importante é o da Rádio Veritas, um emissor de onda curta para os países asiáticos, que procura promover o entendimento entre as nações, um melhor conhecimento mútuo entre as diferentes religiões da Ásia e o progresso ao nível dos direitos humanos, da promoção da liberdade e da paz. A Rádio Veritas transmite os seus programas em 17 línguas diferentes, podendo ser ouvida em 27 países asiáticos. Além da programação religiosa, desempenha também um papel educacional e social, produzindo programas sobre agricultura, jardinagem, silvicultura, criação de gado, medidas de higiene e problemas sociais. A promoção do diálogo ecuménico entre as Igrejas Católica e Ortodoxa é igualmente um dos papéis da Rádio russa Christian Channel, apoiada pela Fundação. Na Eslováquia, apoiamos a Rádio Lumen, que transmite programas criados pelas diversas dioceses. Apoiamos também a estação de Rádio Mazoji Studija da Lituânia, que desempenha um papel fundamental na reposição dos valores cristãos nos países de Leste, após décadas de ateísmo.

Apoio a estações de televisão

A Fundação AIS tem apoiado o apostolado em programas televisivos, nomeadamente ajudando a financiar o equipamento de estúdios de televisão católicos na Bolívia, no Brasil e na Índia. Nos países do Médio Oriente e Norte de África, de forte influência islâmica, a estação de televisão cristã SAT 7, apoiada pela Fundação, desempenha um papel importante na divulgação da mensagem cristã em Árabe e no diálogo ecuménico entre Cristianismo e Islamismo. Através desta estação televisiva, os Cristãos árabes têm acesso a inúmeros programas religiosos, culturais, de educação e entretenimento. Cerca de 20% dos programas é dirigido às crianças e 19% aos jovens. A SAT 7 tem também uma página na Internet em www.sat7.org

Apoio à produção áudio e vídeo

A Fundação AIS apoia a produção e distribuição de material áudio e vídeo de inspiração cristã. Em países como as Filipinas, por exemplo, são produzidos vídeos e gravações de canções religiosas e litúrgicas para uso em escolas, seminários e paróquias. Muitos dos materiais aqui produzidos são depois distribuídos por todo o mundo, nomeadamente em países como a China, o Camboja, a Birmânia e o Vietname. Na Rússia, apoiamos um estúdio de produção de filmes e vídeos, e uma empresa de distribuição deste material. Na Nigéria, onde o isolamento das regiões dificulta a transmissão da mensagem e dos valores cristãos, a produção áudio e vídeo é um dos meios ao dispor da Igreja para fazer chegar a sua mensagem aos fiéis. No Zimbabué, apoiamos a produção de vídeos e programas de cariz religioso e social.

Apoio aos meios de comunicação social

Apoio à imprensa escrita

A Fundação apoia ainda a imprensa escrita religiosa em muitos países. Em Cuba, por exemplo, onde o regime não permite a existência de estações de rádio não estatais, apoiamos os jornais diocesanos, na verdade a única imprensa escrita religiosa autorizada pelo Estado, e a publicação de newsletters de cariz religioso com informações sobre a Igreja, a fé e a vida cristãs. Na Birmânia, onde os Cristãos são muitas vezes forçados a converter-se ao Budismo e os meios de comunicação são controlados pelo Estado, o jornal The Sower é o único jornal católico autorizado, sendo por isso mesmo um importante veículo de informação e evangelização.

Apoio à criação de gráficas

Ajudámos igualmente a criar diversas gráficas, sobretudo na Polónia, Hungria, Roménia, países da ex-Jugoslávia, África e Índia, para que várias dioceses possam produzir e imprimir os seus próprios materiais, contribuindo assim para o trabalho pastoral e para a divulgação da informação no seio da comunidade cristã.

Apoio à criação e manutenção de agências noticiosas

Na Rússia, apoiamos a agência noticiosa Blagovest Info, que desenvolve um importante trabalho noticioso na área das notícias de cariz religioso.

Apoio à criação de centros multimédia e à formação de profissionais da comunicação

A Fundação AIS apoiou durante muitos anos a Robert Schumann School para jornalistas na Bélgica e em França, onde funcionava um curso de formação na área multimédia com uma perspectiva cristã. Na Polónia apoiamos actualmente o European Centre for Communication and Culture (ECCC), onde é dada formação a profissionais da comunicação numa perspectiva cristã. Além disso, damos apoio a conferências, seminários e todo o tipo de formação na área multimédia dirigida a todos os que fazem trabalho pastoral.

Junte-se a esta causa

Set